Lula é considerado não confiável por 44% das pessoas, enquanto 48% também têm a mesma opinião sobre Bolsonaro
O presidente ocupa a segunda posição no ranking geral de confiança em autoridades; o ex-chefe do Executivo figura na sexta posição.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado “nada confiável” para 44% dos brasileiros, enquanto 48% têm a mesma percepção sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dados são de pesquisa Datafolha divulgada nesta 4ª feira (6.ago.2025) que avaliou o nível de confiança em 11 autoridades brasileiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula 9, Bolsonaro 7
Formulário de cadastro
LEIA TAMBÉM:
● Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China
● Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho
● Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ocupa a primeira posição no ranking de confiança entre os brasileiros. Lula figura em segundo lugar, empatado com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB). Bolsonaro está na 6ª posição.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filhos do ex-presidente, ocupam os últimos cargos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa ocorreu entre 29 e 30 de julho de 2025. Foram entrevistadas 2.004 pessoas em 130 cidades, com margem de erro de 2 pontos percentuais. O resultado consiste na subtração da porcentagem de quem considera a autoridade “nada confiável” da porcentagem de quem considera a autoridade “muito confiável”. O Datafolha, então, adiciona 100 pontos para evitar resultados negativos.
Tarcísio foi visto como “nada confiável” por 25% dos entrevistados e “muito confiável” por 24%. O resultado de 1 ponto negativo somado a 100 totaliza 99. Já Lula foi considerado “nada confiável” por 44% dos entrevistados e “muito confiável” por 29%. O resultado de 15 pontos negativos somados a 100 totaliza 85.
Fonte por: Poder 360