Lula exige declaração sobre visto de Erika Hilton nos Estados Unidos: “Repreensivo”

24/04/2025 às 12h18

Por: José News
Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou de “abominável” a situação da deputada federal Erika Hilton (PSol-SP), em que o governo dos Estados Unidos concedeu o visto de entrada com o gênero masculino. A parlamentar conversou com o chefe do Planalto nesta quinta-feira (24/4) sobre o tema.

“O que ocorreu com você, na minha opinião, é inaceitável”, declarou o presidente.

Lula mencionou a interferência do governo dos Estados Unidos nos assuntos internos e solicitou que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, apresentasse uma declaração oficial sobre o assunto.

Ademais, o presidente solicitou uma demonstração do parlamento brasileiro. É importante que vocês se manifestem também. Deve haver uma manifestação da Câmara dos Deputados brasileira para a Câmara dos Deputados americana. Deve haver uma carta para o Senado americano.

LEIA TAMBÉM:

Conversou-se com o ministro, alegando que deveria haver uma anotação indicando a discordância do Brasil com a interferência em uma embaixada no passaporte de uma brasileira. Não se tratava de solicitar alteração de sexo, mas sim de obter um passaporte para realizar uma viagem aos Estados Unidos. Defender isso significaria defender a soberania brasileira. “É o mínimo que a gente espera”, ressaltou o petista.

Na quarta-feira (23/4), a deputada se reuniu com o chanceler para tratar da questão, porém, segundo ela, o encontro não atingiu as expectativas, pois esperava um posicionamento mais firme do Itamaraty. Em seguida, ela encaminhou o caso ao chefe do Executivo.

Deixamos de fato com uma postura clara e determinada do presidente da República em relação à violência ocorrida há alguns dias, promovida pela embaixada americana. Aquele discurso me enche de alegria e transmite a esperança de que continuaremos defendendo todas as mulheres, afirmou a deputada.

Fonte: Metrópoles

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.