O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) homenageia nesta terça-feira (20) a primeira-dama Janja da Silva, a cantora Xuxa e outras 110 pessoas e 14 instituições com a Ordem do Mérito Cultural (OMC), a maior honraria do setor. A cerimônia de entrega ocorrerá no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cerimônia também representa o retorno da homenagem, que foi interrompido em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os 40 anos do Ministério da Cultura, com o tema “Democracia e Cultura”.
Os vencedores foram selecionados por meio de um formulário eletrônico disponibilizado para sugestões da população.
LEIA TAMBÉM!
Conheça algumas figuras que serão homenageadas:
Janja gera controvérsias.
A primeira-dama tornou-se alvo de críticas após ter conversado diretamente com o presidente da China, Xi Jinping, sobre a regulamentação do TikTok no Brasil.
A então primeira-dama teria declarado que os algoritmos da rede social chinesa promovem o crescimento da extrema direita no país. O incidente foi divulgado para a imprensa por um ministro, que considerou a ação como uma violação de protocolo.
Na segunda-feira (19), a primeira-dama se defendeu das acusações e declarou que não consente com que lhe digam para “ficar calada”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Não existe protocolo que me impeça de falar sobre isso com qualquer pessoa, do mais alto nível a qualquer cidadão comum”, declarou Janja em seu discurso na abertura da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Fonte: CNN Brasil