Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Lula irá avaliar resultados de reuniões para definir posicionamento em relação a tarifas, afirma Haddad

Lula irá avaliar resultados de reuniões para definir posicionamento em relação a tarifas, afirma Haddad

O ministro da Fazenda, Haddad, afirmou que o Brasil não optará entre os Estados Unidos e a China como parceiros comerciais.

Por: Redação ZéNewsAi

12/05/2025 12:03

6 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na segunda-feira (12.mai.2025) que o governo realizará uma avaliação das negociações com líderes internacionais para definir as ações referentes às tarifas dos Estados Unidos.

Lula sancionou a Lei da Reciprocidade, que permite ao Brasil implementar a reciprocidade tarifária e ambiental nas relações comerciais com outros países. Haddad afirmou que “até o bolsonarismo” votou a favor da aprovação do projeto, em entrevista ao portal UOL na segunda-feira, dia 12 de maio.

Não é a 1ª reunião que o Brasil tem com os Estados Unidos, porque o vice-presidente Geraldo Alckmin está envolvido nessas negociações. Agora, com o presidente voltando, nós vamos poder fazer um balanço dessas interlocuções todas e vamos poder tomar decisões, disse Haddad. Haddad esteve nos EUA na última semana, onde se reuniu com o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

O ministro afirmou que Bessent identificou a peculiaridade de o Brasil ser tributado, notando que, ao contrário da China, possui déficit comercial com os Estados Unidos, importando mais do que exporta.

Segundo ele, o Brasil está trilhando o caminho adequado, pois não está aderindo a blocos econômicos. “O Brasil sabe que, para se desenvolver, precisa de bons acordos comerciais com a Ásia, bons acordos comerciais com a Europa e um bom acordo também com os Estados Unidos”, declarou.

Haddad argumentou que os Estados Unidos deveriam adotar uma postura mais colaborativa com os países da América do Sul.

A América do Sul é deficitária nas suas relações comerciais com os Estados Unidos. Como você avalia uma região que é deficitária? Do ponto de vista econômico, não faz o menor sentido isso, ele reconheceu quando eu disse isso, declarou Haddad.

O ministro argumentou que os Estados Unidos deveriam adotar uma perspectiva mais estratégica e de longo prazo em relação ao continente americano, buscando o maior equilíbrio regional e o desenvolvimento industrial como oportunidades.

Quanto mais vulnerável um continente for, como é o caso atualmente, e não estou referindo-me ao Brasil […], maior se torna sua exposição aos interesses comerciais globais. Acredita-se que os Estados Unidos deveriam abordar com mais benevolência a América Latina e a América do Sul.

Estados Unidos e China

Haddad afirmou que o presidente Lula não fará alinhamento entre os Estados Unidos e a China. Declarou que o chefe do Executivo é considerado um “genuíno democrata” por ter combatido a Ditadura e nunca questionado o resultado das eleições.

“Pode ser um dos poucos governantes que possuem portas abertas em qualquer parte do mundo”, afirmou. Outra característica do presidente, segundo Haddad, é acreditar no multilateralismo.

Ele acredita que o Brasil, principalmente devido ao seu tamanho, não pode considerar outras políticas senão a multilateral.

Na segunda-feira (12 de maio), China e Estados Unidos concordaram em diminuir as tarifas sobre produtos importados entre os dois países por um período inicial de 90 dias. O acordo foi estabelecido após negociações realizadas em Genebra, na Suíça, durante o fim de semana.

A partir de 14 de maio, os Estados Unidos diminuirão temporariamente as tarifas sobre produtos chineses, que atualmente estão em 145%, para 30%, e a China reduzirá suas taxas sobre produtos importados dos EUA, que estão em 125%, para 10%.

O ministro afirmou que eles estão buscando um caminho para reequilibrar algumas variáveis macroeconômicas cruciais. O déficit externo americano é elevado, o déficit interno também é elevado e a taxa de juros está alta há muito tempo, o que tem complicado a situação dos americanos.

Haddad afirmou que os Estados Unidos se fortaleceram significativamente com a globalização, fato que pode ser observado no aumento da renda per capita americana. Argumentou que a China, contudo, obteve maiores vantagens. Complementou: “E isso gera incômodo para um país que, até outro dia, enfrentou a União Soviética e o Japão e venceu um e outro. E agora está com um desafio maior, porque a China é uma potência militar e econômica”.

O ministro afirmou que o país asiático lidera avanços tecnológicos e possui uma população de 1,4 bilhão de habitantes.

Tecnologia

Haddad afirmou que o Brasil importa 60% dos serviços de data centers, considerando o percentual “sem sentido” devido à disponibilidade de energia limpa e barata no país. O ministro defendeu que trata-se de um tema de segurança nacional, uma vez que dados bancários são enviados a outros países, como os Estados Unidos.

O ministro afirmou que o Brasil não deve processar dados de contribuintes ou de pacientes do SUS. Ele declarou que os data centers precisam estar localizados no território nacional e alguns deles necessitarão de proteção contra os dados processados.

Lula indicou que definirá uma data para lançar a política nacional de implementação e atração de data centers no Brasil após retornar de viagem internacional. O Poder360 já noticiou que a nova medida visa atrair R$ 2 trilhões em 10 anos.

O Brasil possui uma infraestrutura de cabeamento superior à de seus vizinhos, de melhor qualidade. O país tem todas as condições para processar seus dados, inclusive por razões de segurança, afirmou Haddad. Isso está sendo pensado, inclusive, em termos de compras governamentais, de como o governo vai contratar o processamento de dados. Isso precisa ser discutido com a sociedade para proteger os dados dos cidadãos, completou.

Haddad afirmou que a política nacional possibilitará, inclusive, a redução do déficit externo do Brasil através da conta de serviços. O Brasil remete recursos a outros países para utilizar serviços de data centers.

Reforma tributária

Haddad afirmou que a reforma tributária terá “consequências proveitosas” para o Brasil. “É uma reforma esperada há mais de 40 anos no Brasil, e finalmente realizada. Eu quero crer que vai ser meu principal legado no Ministério da Fazenda essa reforma, embora vá ter efeitos diferidos no tempo”.

Haddad afirmou que o sistema tributário será um dos mais eficientes do mundo e que possibilitará a digitalização da economia brasileira, considerada uma mudança transformadora para o país.

Ele afirma que investidores de diferentes setores, incluindo data centers, energia e automotivo, obterão vantagens com a redução dos investimentos e da exportação.

“O papel e a nota fiscal acabarão, tudo será eletrônico, inclusive o pagamento de tributos. Serão endereçados para municípios, Estados e União automaticamente”, declarou Haddad. “Estou pensando em uma reforma tributária que, efetivamente, transforme o Brasil em plataforma de produção de bens e serviços, inclusive para exportação”, acrescentou.

Fonte: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Chinadata centersEstados Unidostarifas
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● Bolsonaro em Hospital: STF Decide Destino e Acompanhamento Médico do Ex-Presidente

06/01/2026 15:06 | 1 min de leitura

● Espírito Santo em Crise: Chuvas Históricas Desencadeiam Desastres e Alerta Máximo!

06/01/2026 15:21 | 2 min de leitura

● IA Revoluciona Estratégias Empresariais: Visão Estratégica Impulsiona o Sucesso!

06/01/2026 15:47 | 2 min de leitura

● Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

06/01/2026 15:59 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!