Brasil

Lula lidera Tarcísio, fica atrás de Bolsonaro em pesquisa

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria posicionado em segundo lugar em um cenário hipotético de disputa eleitoral contra Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2026, caso os candidatos permanecessem os mesmos de 2022. Uma pesquisa da LatAm Pulse, realizada pela AtlasIntel para a Bloomberg News, indica que o petista venceria todos os outros candidatos possíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da popularidade de Bolsonaro, a direita brasileira ainda não definiu candidatos para disputar as eleições presidenciais de 2024. O petista declarou sua intenção de buscar a reeleição, e pesquisas indicam que Lula lidera um possível primeiro turno com 42,8% dos votos.

Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, lidera com 34,3%. Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, registra 4,3%.

Uma pesquisa entrevistou 5.419 brasileiros, entre os dias 20 e 24 de abril, com uma margem de erro de um ponto percentual.

LEIA TAMBÉM!

O presidente Lula aparece em primeiro lugar com 43,3% das intenções de voto, em um segundo cenário com Michelle Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Pablo Marçal como candidatos.

Michelle Bolsonaro lidera a preferência do PL para a disputa pela candidatura ao Senado Federal pelo Distrito Federal, com 31,3% das citações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso as eleições de 2026 tivessem os mesmos candidatos do último pleito eleitoral, ocorrido em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro lidera com 45,1%, seguido por Lula, com 44,2%. Trata-se de um empate técnico, dentro da margem de erro.

Jair Bolsonaro está impedido de concorrer nas próximas eleições. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o considerou inelegível devido a abuso de poder político e utilização indevida dos meios de comunicação.

Espera-se que o presidente Lula concorra à reeleição para o Palácio do Planalto em 2026, em busca do quarto mandato. No lado direito, não há um consenso sobre quem seria o sucessor de Jair Bolsonaro.

A previsão é que o ex-presidente nomeie um dos filhos para concorrer nas eleições do próximo ano, contudo, a situação para a direita brasileira em 2026 é incerta, com apenas Ronaldo Caiado surgindo como pré-candidato até o momento.

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile