Lula menciona Biden e afirma que só se candidatará se estiver 100% recuperado

Ex-presidente dos EUA abandonou a tentativa de disputar uma nova eleição devido a dúvidas levantadas em relação à idade e à capacidade cognitiva e mental.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, no domingo (3.ago.2025), que não buscará a reeleição caso considere que enfrentará a mesma situação que o ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (democrata), no ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em julho de 2024, Biden renunciou à busca por uma nova eleição após semanas de pressão. A idade avançada, juntamente com questionamentos sobre sua aptidão cognitiva e mental, gerou preocupações entre seus apoiadores. O democrata tinha, na época, 81 anos.

Eu tenho afirmado no Brasil que, para ser candidato, devo ser muito honesto e sincero comigo mesmo. Eu, e a [primeira-dama] Janja, sabemos disso, preciso estar com 100% de saúde. Decidir ser candidato após o que aconteceu com o Biden jamais ocorrerá. Eu não enganarei o partido e o povo brasileiro.

LEIA TAMBÉM!

“Quando digo que tenho 80 anos e energia de 30, vocês podem acreditar. Hoje, me sinto mais saudável do que quando eu tinha 60 ou 65 anos”

Preparo-me melhor, tenho uma mulher que me cuida muito e estou pronto, no momento certo, para dizer a vocês: Se eu for candidato, eu não vou disputar; eu vou ser candidato para vencer as eleições.

Pesquisa PoderData, conduzida entre 26 e 28 de julho de 2025, aponta que 50% dos eleitores considerariam a idade de Lula como “um problema” em uma possível reeleição. A taxa aumentou 18 pontos percentuais em um ano. Se o chefe do Executivo se candidatar e for reeleito, ele assumiria um novo mandato aos 81 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trinta e seis por cento também acreditam que a idade de Lula não seria um impedimento para um quarto mandato do petista. Esse percentual era de trinta e oito por cento em julho de 2024. Vinte e três por cento não souberam responder.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile