Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Lula organizou viagens para a Rússia e a China, envolvendo pelo menos 130 indivíduos

Lula organizou viagens para a Rússia e a China, envolvendo pelo menos 130 indivíduos

A Secretaria Especial de Comunicação, a Casa Civil e o Itamaraty coordenaram a comitiva formada por 11 ministros, 3 parlamentares e 59 assessores.

Por: Redação ZéNewsAi

22/05/2025 6:23

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhou um grupo de pelo menos 130 pessoas na viagem à Rússia e à China. A comitiva do petista incluía ministros de Estado, seus assessores, empresários e seguranças.

A Presidência da República (26) – majoritariamente composta pela Secom (Secretaria de Comunicação) e pelo Gabinete de Segurança –, a Casa Civil (20) e o Palácio do Itamaraty (12) foram os ministérios ou órgãos que mais levaram pessoas para a viagem internacional.

O Poder360 examinou nomes apresentados no DOU (Diário Oficial da União), no Painel de Viagens —administrado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos— e no Portal da Transparência. A lista completa e oficial não foi divulgada pela Presidência da República, o número total pode ser superior.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Analise minuciosamente a composição da delegação que acompanhou Lula à Rússia e à China (para abrir em outra aba, clique aqui).

Em relação às despesas diárias e passagens aéreas, os dados ainda são bastante preliminares. Das 130 pessoas analisadas, apenas 28 apresentaram gastos com diárias divulgados, sendo, em média, cerca de R$ 8.500 por pessoa.

Uma porção da comitiva de Lula desembarcou antecipadamente para coordenar os preparativos da viagem presidencial. A primeira-dama, Janja da Silva, viajou antes do marido, por convite do presidente russo, Vladimir Putin.

Também participaram da viagem membros de equipes técnicas e de apoio, notadamente o Escav (Escalão Avançado) e diplomatas do MRE (Ministério das Relações Exteriores), que se prepararam antecipadamente para organizar os aspectos da visita de Estado presidencial.

Balanço de acordos assinados

O governo federal encerrou a visita bilateral a Pequim com a formalização de 36 acordos com a China. Os temas abordados incluem parcerias em áreas como energia, sustentabilidade, agronegócio, finanças e tecnologia.

De acordo com o presidente Lula, após o 4º Fórum China-CELAC, a viagem à Ásia apresentou um resultado “satisfatório” em relação ao volume de avanços bilaterais e acordos de cooperação firmados.

Assista (59s):

Episódio com Janja

A controvérsia em torno de declarações da primeira-dama eclipsou a viagem do governo federal à Ásia, mesmo com os acordos firmados e os progressos na relação entre Brasil e China.

Janja interromperia uma reunião privada entre Lula e Xi Jinping, abordando os riscos da rede social TikTok, controlada pela ByteDance, e como ela supostamente favorecia influenciadores de extrema-direita.

Após o ocorrido, Lula justificou o apoio à mulher e demonstrou irritação ao questionar quem divulgou a informação para a imprensa, considerando que somente seus assessores mais próximos participaram da reunião. O presidente teria solicitado ajuda a Janja sobre o tema, conforme relato do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Segundo veículos de comunicação, a intervenção da primeira-dama causou constrangimento e violou o protocolo da reunião. Na última segunda-feira (19.mai), Janja declarou que conversou com o líder chinês considerando a proteção de crianças e adolescentes e, apesar das críticas, “não silenciará” sua “voz” sempre que tiver oportunidade para abordar o assunto.

Fonte: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Acordos bilateraisChinaLulaRússiaViagem presidencial
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Ciclone Extratropical Ameaça Rio Grande do Sul: Alerta de Grande Perigo!

09/01/2026 13:55 | 1 min de leitura

● CNH Simplificada: Novas Regras Entram em Vigor e Podem Isentar Renovação!

09/01/2026 15:03 | 2 min de leitura

● Trabalhadores em Risco: HRCA Consultoria Alerta para Aumento da Radiação Solar no Brasil em 2026

09/01/2026 16:03 | 2 min de leitura

● Recife em Crise: Aumento Explosivo de 60,8% em Tarifas de Aplicativos!

09/01/2026 15:05 | 1 min de leitura

● Lula Exalta Acordo Europeu: Dia Histórico para o Comércio Global!

09/01/2026 14:08 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!