Lula participa da cerimônia de abertura da maior termoelétrica a gás natural do continente americano

Novo projeto estratégico do PAC alcança 8 milhões de residências, fortalece a matriz energética nacional e promove o desenvolvimento sustentável.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, nesta segunda-feira (28), a partir das 11h, da inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açú, em São João da Barra (RJ). O empreendimento faz parte do maior parque de geração a gás natural da América Latina, com 3 gigawatts (GW) de capacidade instalada. Com investimento de R$ 7 bilhões e 1,7 gigawatts (GW) de capacidade instalada, a UTE GNA II responde por aproximadamente 10% da geração a gás natural da matriz elétrica nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cerimônia de inauguração conta com a participação dos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Renan Filho (Transportes), Mária Lopes (Mulheres), além de outras autoridades municipais, federais e estaduais. Durante a construção da GNA II, foram gerados aproximadamente 10 mil empregos, com a oferta de cursos de qualificação gratuitos.

A usina opera em ciclo combinado, com eficiência superior a 62% e a possibilidade de utilização de até 50% de hidrogênio em sua operação. Quase 100% da água utilizada é proveniente do mar, preservando os recursos hídricos.

LEIA TAMBÉM!

A usina possui quatro turbinas geradoras, três a gás e uma a vapor, operando em ciclo combinado, o que assegura alta eficiência e diminuição de emissões. Aproximadamente 35% de sua capacidade instalada, correspondentes a 572 MW, são produzidos sem consumo suplementar de gás, devido à sua eficiência acima de 60%. O complexo foi concebido para funcionar com até 50% de hidrogênio em substituição ao gás natural, representando um avanço significativo em direção à transição energética.

Com informações do Governo Federal

Fonte por: Jovem Pan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sair da versão mobile