Lula participará de cúpula governamental para debater a conectividade entre o Brasil e o Caribe
O presidente recebe líderes de estados e governos do Caribe no Itamaraty na sexta-feira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizará, na próxima sexta-feira (13), a Reunião da Cúpula Brasil-Caribe no Palácio Itamaraty, em Brasília. A conectividade entre o Brasil e o Caribe através da Rota da Ilha das Guianas será um dos tópicos abordados no encontro.
O projeto de integração sul-americana, coordenado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, abrange integralmente os estados do Amapá e Roraima, além de porções dos territórios do Amazonas e do Pará, em articulação com a Guiana, a Guiana Francesa, o Suriname e a Venezuela.
Do ponto de vista do governo brasileiro, a via é fundamental para inserir o Brasil no norte do continente e vice-versa.
Leia também:

Moraes permite que Bolsonaro receba atendimento médico em casa devido a agravamento de saúde

Lula destaca ‘muita química’ em encontro com papa Leão XIV e o convida para a COP30 no Pará

Moraes mantém prisão domiciliar de Bolsonaro e justifica com risco de fuga e descumprimento de medidas
Para que a rota se torne viável é necessária, por exemplo, a pavimentação de um trecho da BR-174, única ligação entre Roraima e o restante do país. A avaliação é de que com a conclusão da obra – que está incluída no Novo PAC – será possível aumentar o fluxo de mercadorias da Zona Franca de Manaus para o norte.
A conexão entre Roraima e Georgetown, capital da Guiana, permitiria, por exemplo, a comercialização de alimentos diretamente para o Caribe, sem a necessidade de transitar pelos Estados Unidos. O Brasil também busca uma conexão mais direta para impulsionar o turismo.
A Cúpula também procura acordos internacionais que visam facilitar a livre concorrência e o comércio na aviação civil.
A proposta também é implementar uma política de céus abertos. Estamos negociando diversos acordos com companhias aéreas dos países.
A Assembleia Brasil-Caribe abordará ainda questões de segurança alimentar e nutricional, mudanças climáticas, transição energética e gestão integral de riscos e desastres.
Após o encontro, os 17 países presentes – 14 da CARICOM (Comunidade e Mercado Comum do Caribe), Cuba, República Dominicana e Brasil – assinarão uma declaração da cúpula sobre os temas discutidos e uma declaração para a COP 30.
Entre os participantes, também estão o presidente da COP 30, embaixador André Corrêa do Lago, e representantes do Banco de Desenvolvimento do Caribe, da Associação dos Estados do Caribe e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, além de outras instituições.
Sob a supervisão de Mayara da Paz.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)