Brasil

Lula pede investigação interna antes de mudar a Abin


Lula pede investigação interna antes de mudar a Abin
(Foto Reprodução da Internet)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou à Casa Civil que faça uma apuração interna sobre denúncias envolvendo à Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Segundo assessores do presidente, o petista já decidiu substituir o diretor-adjunto Alessandro Moretti.

Continua depois da publicidade

A Polícia Federal está investigando uma possível cooperação entre o órgão de inteligência e a chamada “Abin Paralela”.

Qualquer mudança só será feita quando o funcionário número 2 da agência voltar das férias internacionais no começo de fevereiro.

Continua depois da publicidade

O presidente pediu ao ministro Rui Costa, da Casa Civil, que analise os possíveis candidatos para ocupar cargos de liderança na instituição.

Segundo apurado, Lula pediu uma apuração completa sobre o envolvimento da atual cúpula em eventuais irregularidades.

Segundo assessores do governo, o presidente não está com pressa, mas também sabe que precisa agir logo para fazer uma mudança.

Por enquanto, a escolha é manter o diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Corrêa. Inclusive, durante uma entrevista para a CBN Recife nesta terça-feira (30), Lula elogiou o atual diretor da Agência Brasileira de Inteligência, afirmando que ele é uma pessoa confiável.

“Eu confio muito nessa pessoa, então a chamei porque não conhecia ninguém na Abin. E ele formou sua própria equipe.”

O petista afirmou que não é favorável à permanência de um dos membros da equipe devido ao clima atual. Contudo, ele não mencionou nomes.

“Na equipe dele havia uma pessoa que tinha uma ligação com o deputado Ramagem, inclusive trabalhando junto com ele na Abin. Se isso for verdade, essa pessoa não pode mais continuar na polícia. Porém, antes de julgarmos precipitadamente, é importante que investiguemos completamente, que apuremos os fatos e que garantamos o direito de defesa”, concluiu.


🔥 Recomendado para voçê 🔥