Política

Lula precisa transferir a direção da CODEVASF para um ex-deputado ligado a Bolsonaro


Lula precisa transferir a direção da CODEVASF para um ex-deputado ligado a Bolsonaro
(Foto Reprodução da Internet)

Uma nova diretoria na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está sendo formada. Esta diretoria foi criada através de uma emenda na medida provisória de agosto que ajustou os salários dos servidores públicos. O escolhido para liderar será Gil Cutrim, ex-deputado do partido Republicamos, que antes apoiava o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Cutrim será nomeado nos próximos dias para supervisionar a área de Estratégias e Finanças da organização, que era predominantemente controlada pelo grupo político Centrão durante a gestão anterior. Essa nomeação é uma sinalização do presidente Lula em direção ao grupo do presidente da Câmara, Arthur Lira, do partido Progressistas.

Gil Cutrim, político maranhense, foi eleito deputado federal em 2018 pelo PDT, mas foi expulso do partido devido ao seu apoio a Bolsonaro. Em 2021, ingressou no partido Republicamos. Ele tentou a reeleição, mas ficou como suplente, recebendo 53.675 votos.

“Hoje estou reafirmando para vocês que estou junto do presidente Bolsonaro. Com fé em Deus, o Brasil fará a escolha certa.”

Após perder na eleição para a Câmara, Cutrim afirmou seu apoio a Bolsonaro. As informações são do jornal O Globo. Antes, Cutrim foi prefeito de São José de Ribamar, a terceira maior cidade do Maranhão, por seis anos, e vice-prefeito por dois anos. Ele liderou a Federação dos Municípios do Maranhão por dois mandatos, de 2013 a 2016.

Marcelo Moreira está à frente da Codevasf e tem ligações com o líder do partido União Brasil, o deputado Elmar Nascimento, da Bahia, indicado por Lira para sucedê-lo na presidência da Câmara. Além disso, o partido Republicanos também indicou um dos superintendentes da Codevasf em Pernambuco.

A empresa é muito desejada por sua ampla presença, especialmente no Norte e Nordeste do Brasil, e por direcionar investimentos diretamente para a população.

Embora o partido Republicanos evite ser rotulado como governista, tem votado principalmente alinhado com o governo desde a nomeação de Silvio Costa. Além disso, o partido também busca liderar a Fundação Nacional da Saúde.


🔥 Recomendado para voçê 🔥