Lula promove reunião com ministros e lideranças para tratar da CPI do INSS
A Aliança Ocidental iniciou a consideração da instalação do grupo; no Palácio do Planalto persiste oposição.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, nesta sexta-feira (16), com ministros e lideranças, no Palácio da Alvorada, para tratar do apoio ao governo na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Senadores apresentam divergências quanto a aprovar ou não a criação da comissão.
Considera-se que não é mais viável reverter a instalação da CPMI e que é necessário direcionar o processo para identificar a origem das fraudes, durante o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
LEIA TAMBÉM:
● Alckmin partirá nesta sexta-feira (16) para a missa do papa Leão XIV no Vaticano
● Bolsonaro afirma que morrerá na cadeia: “Não vai demorar” acusado de tentativa de golpe
● Advocacia solicita prisão especial para Zambelli devido a questões de saúde
O encontro contou com a presença do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação Social, Rui Costa (PT-BA), da Casa Civil, e da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR). O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, também estaria presente.
A Corte se manifesta sobre CPI
O senador Jaques Wagner, embora tenha indicado que poderia assinar o requerimento da CPMI, também considerou que o Senado possui projetos mais relevantes para analisar e não dispõe da capacidade de investigação dos órgãos competentes, como a Polícia Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O senador Rogério Carvalho (SE), líder do PT na Casa, manifestou-se de forma mais enfática e declarou que assinaria o requerimento de criação do colegiado, o que desagradou parte dos governistas.
O senador declarou que irá assinar a CPI, e nós investigaremos, analisando, na linha do tempo, todos os fatos e todas as pessoas, como fizemos na CPI da Covid, como fizemos na CPI do 8 de Janeiro, sem nenhum tipo de problema de realizar investigações mais profundas, pois é isso que desejamos, e foi isso que o governo do presidente Lula fez, e é por isso que estamos aqui, conduzindo este debate.
Fonte: CNN Brasil