Lula recebe o título de ‘comandante’ na luta contra a fome, segundo diretor da FAO após o Brasil sair do Mapa da Fome
Em contato telefônico, o diretor-geral da agência da ONU felicitou o país e convidou o presidente para um evento em Roma; o petista comemorou e afirmou …

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu elogios na segunda-feira (28) do diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), Qu Dongyu, que o qualificou de “comandante” na luta contra a fome no Brasil e no mundo. A declaração ocorreu após a confirmação de que o país voltou a figurar no Mapa da Fome, conforme dados divulgados pela própria agência internacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O senhor, na realidade, é comandante, pois mobiliza seus colegas, seu povo, para lutar contra a fome. Como agência da ONU, fazemos a nossa parte. No próximo ano, iremos ao Brasil para observar a experiência do país. O diretor também convidou o presidente brasileiro para os eventos de comemoração dos 80 anos da ONU, que serão realizados em outubro, em Roma, na Itália.
Durante a conversa, Lula afirmou estar “com a consciência tranquila” e comemorou o anúncio. “Quero dizer que hoje sou o homem mais feliz do mundo. Vamos continuar trabalhando, e espero que as pessoas se interessem em saber o que aconteceu no Brasil, porque, na verdade, para que a gente acabe com a fome e a pobreza, é preciso colocar o povo pobre no orçamento do país, do estado e do município. Hoje, vou dormir com a consciência tranquila com o dever cumprido com meu povo”, disse.
LEIA TAMBÉM:
● Bolsonaro ignora crítica sobre decisão judicial: “Não tenho relação com isso”
● Prefeito de Santa Catarina se vestiu de indigente: “Experimentei em primeira mão”
● Carla Zambelli é transferida para prisão feminina na Itália
O Brasil já havia saído do Mapa da Fome em 2014, mas voltou a constar no relatório da FAO durante o triênio de 2019 a 2021.
Ao celebrar a saída do país, Dongyu ressaltou a conquista como modelo para o mundo. “Os senhores já realizaram isso anteriormente. Isso demonstra como podemos transformar as coisas com esforço. O Brasil é um exemplo disso. A luta contra a fome é um direito humano fundamental, inegável. Estou orgulhoso do Brasil e de vocês como líderes. O sucesso de vocês é o sucesso do mundo, considerando a maior população da América Latina. Vocês também estão oferecendo oportunidade para os demais colegas do planeta.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é o Mapa da Fome?
O Mapa da Fome é um indicador global desenvolvido pela FAO para identificar países com altos níveis de insegurança alimentar. Conforme o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), estar no mapa indica que uma parcela considerável da população não possui acesso regular a alimentos suficientes para assegurar uma vida saudável.
Para determinar a presença de um país no mapa, utilizam-se os seguintes critérios:
Fonte por: Jovem Pan