Lula reduz a importância da crise com os EUA: “Mais simples de solucionar do que a miséria”

O presidente brasileiro declara-se “cheio de alegria” com a saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU.

05/08/2025 20h12

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Brasília (DF), 01/08/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da entrega simultânea de 1.876 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Casa, em cerimônia virtual no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reduziu a importância do impasse com os Estados Unidos em relação à tarifa de Donald Trump (Partido Republicano). De acordo com o petista, a questão é mais simples de solucionar do que a fome e a miséria. As taxas norte-americanas de 50% sobre produtos brasileiros entrarão em vigor na quarta-feira (6 de agosto).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estou feliz, sabe. Essa questão dos Estados Unidos contra nós, nós a resolvemos. É mais fácil resolver isso do que combater a fome e a miséria neste país, afirmou Lula em discurso durante reunião do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), no Palácio do Planalto, em Brasília.

Em meio a histórias que o levaram às lágrimas, brincadeiras com ministros e elogios à equipe do Consea por ter tirado o Brasil do Mapa da Fome da ONU, Lula afirmou que é preciso ter coração para governar nas minorias no Brasil.

LEIA TAMBÉM:

O petista declarou, em sessão plenária do Conselho, que desejava promover uma semana de celebração em razão dos avanços na erradicação da fome no país, porém o governo de extrema-direita dificultou.

O petista também declarou que Trump não deseja discutir as tarifas e reiterou críticas às taxas impostas pelos norte-americanos. O petista afirmou que houve motivação eleitoral e que a maneira como Trump comunicou a medida ao Brasil foi inaceitável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resposta à tarifa.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou que o Itamaraty lançará em 18 de agosto a resposta à taxação. Lula mencionou um plano de contingência para apoiar as empresas.

Vieira destacou o papel do governo na diminuição dos produtos tributados pelos Estados Unidos. O chanceler se encontrou com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em 30 de julho.

Negociações pragmáticas são a solução mais promissora para o empresariado, para os trabalhadores e para os consumidores do Brasil.

Consea

O grupo é responsável pela administração intersetorial de políticas públicas e pela coordenação entre os três níveis de governo (federal, estadual e municipal), com a participação da sociedade civil.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.