Política

Lula se encontra com Luiz Augusto, sub-procurador e pretenso infrator, no Planalto. Ele é candidato para liderar a PGR


Lula se encontra com Luiz Augusto, sub-procurador e pretenso infrator, no Planalto. Ele é candidato para liderar a PGR
(Foto Reprodução da Internet)

O presidente Lula recebeu hoje no Palácio do Planalto o subprocurador Luiz Augusto Santos Lima para discutir a troca do responsável pela Procuradoria-Geral da República.

A reunião não está na agenda oficial, mas um participante confirmou isso à reportagem. Na semana passada, Lula voltou a conversar com possíveis candidatos ao cargo de procurador-geral, após um mês e meio do fim do mandato de Augusto Aras.

Continua depois da publicidade

Na semana passada, o presidente conversou com ministros do STF e indicou que irá formalizar a escolha do novo chefe do PGR em breve, provavelmente em 15 dias.

Na sexta-feira, o presidente se encontrou com o subprocurador Aurélio Rios no Planalto. O ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União, também esteve presente na reunião.

Continua depois da publicidade

Antes de realizar uma cirurgia no quadril e um procedimento nas pálpebras, Lula conversou com Antônio Carlos Bigonha e Paulo Gustavo Gonet Branco, que é o atual vice-procurador-geral Eleitoral.

Bigonha tem o apoio de uma parte do PT. Já Gonet conta com o apoio dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, do STF, e dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Também tem a simpatia do senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, colegiado responsável por sabatinar e aprovar o nome do indicado pelo presidente da República para a PGR.

Atuação no Cade e vice tampão

Luiz Augusto ingressou no Ministério Público Federal em 1992. Chegou ao nível mais alto da carreira, o de subprocurador-geral, em julho de 2019.

Nos primeiros anos de MPF, atuou na área criminal, depois passou pela área eleitoral no Amapá e no Tocantins e foi procurador-chefe da Procuradoria Regional do Distrito Federal, em 2000.

Atualmente, o subprocurador lidera um grupo de trabalho da PGR que fiscaliza as políticas públicas relacionadas à proteção do consumidor, à concorrência e à regulação econômica. Ele possui MBA em Mercado e Capital.

Em 2010, Luiz Augusto substituiu Augusto Aras e representou o MPF no Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

No final de agosto deste ano, foi designado pelo mesmo Aras para exercer a função de vice-procurador-geral da República, em substituição a Lindôra Maria Araujo, que foi afastada para tratar da saúde. Ficou duas semanas no posto até o retorno de Lindôra.


🔥 Recomendado para voçê 🔥