Lula solicita metas climáticas ousadas em encontro com a ONU
O presidente Lula instou chefes de estado e governo de todo o mundo a participarem do esforço de execução dos acordos climáticos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, pela manhã de quarta-feira (23/4), uma reunião virtual com o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e outros líderes globais, com o objetivo de discutir a crise climática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O petista defendeu a proposição de NDCs [sigla para Contribuições Nacionalmente Determinadas] ousadas. O líder do Planalto reuniu os líderes para um esforço conjunto na execução dos compromissos climáticos.
Desejamos transformar a COP30 em uma grande mobilização em favor da execução dos acordos climáticos. Guerras, armamentos e reduções na assistência ao desenvolvimento e no financiamento climático nos retrocedem. O planeta está cansado de promessas não cumpridas, afirmou o presidente, em declaração divulgada pela Presidência da República.
LEIA TAMBÉM:
● A Suíça defende que países industrializados devem financiar ações de combate às mudanças climáticas
● Ministério da Agricultura investiga óbitos de cavalos após ingestão de ração
● A tendência climática indica que a influência da massa de ar frio diminui e as temperaturas se tornam mais brandas na próxima semana
Todos os países devem apresentar suas Contribuições Nacionalmente Determinadas, as NDCs, com metas de redução de emissões de carbono até 2035, exigiu-se.
Compreenda.
O encontro contou com a presença do presidente da China, Xi Jinping, do presidente da França, Emmanuel Macron, do presidente do Chile, Gabriel Boric, do presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, da presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, e de outras autoridades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atrasos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, apenas aproximadamente 10% dos integrantes da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas enviaram suas contribuições até o momento. A previsão é que todos os documentos sejam publicados até setembro.
Esta reunião de hoje, realizada sete meses antes da conferência [COP30], que será sediada em Belém do Pará, reuniu lideranças de diversos continentes, com foco em grandes economias e pequenas ilhas, para compartilhar prioridades e estabelecer compromissos na aceleração do enfrentamento da mudança global, pontuou o ministro após a cúpula.
A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, reiterou o pedido do presidente para a execução das metas definidas nos acordos.
O presidente Lula também solicitou que a COP30 seja a “COP da implementação” dos acordos já estabelecidos, em especial aqueles decorrentes dos balanços globais das COPs de Dubai e Baku, com foco na triplicação [energia] renovável, duplicação da eficiência energética, afastamento de combustíveis fósseis e combate ao desmatamento, além do financiamento climático necessário. Tudo isso em consonância com a meta de não ultrapassar 1,5 de aumento da temperatura da Terra.
Fonte: Metrópoles