Viagem de Lula ao Sudeste Asiático
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta terça-feira (21) rumo ao Sudeste Asiático, onde visitará a Indonésia e a Malásia. A agenda inclui a participação na cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) e no encontro de líderes do Leste Asiático (EAS). Lula também terá reuniões bilaterais com os países anfitriões e outros chefes de Estado, incluindo um possível encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ainda não está confirmado. O retorno ao Brasil está agendado para o dia 28.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os principais objetivos da viagem, conforme informado pelo governo brasileiro, está a aproximação política com os países da região e a expansão do comércio bilateral. “É a primeira vez que um presidente brasileiro participa, como convidado, de uma cúpula da Asean”, destacou o embaixador Everton Frask Lucero, diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Palácio Itamaraty. Ele ressaltou que a cúpula reúne líderes de grandes países que mantêm relações com a Asean.
Encontros e Asean
Entre os encontros já confirmados, está a reunião de Lula com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, prevista para domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia. A Asean, fundada em 1967 por Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura e Tailândia, promove a cooperação econômica, política e sociocultural entre seus membros. O bloco também inclui Brunei, Laos, Mianmar, Vietnã, Camboja e, durante esta cúpula, receberá formalmente o Timor Leste como 11º membro.
LEIA TAMBÉM!
Lucero apontou que, do ponto de vista econômico, os 11 países da Asean, incluindo o Timor Leste, somam mais de 680 milhões de habitantes e um PIB agregado de cerca de US$ 4 trilhões. Juntos, formariam o terceiro maior país em termos populacionais e a quarta maior economia do mundo. O comércio do Brasil com a Asean superou US$ 37 bilhões no ano passado e continua em crescimento.
Programação na Indonésia
A primeira parada de Lula será em Jacarta, capital da Indonésia, onde será recebido em visita de Estado. A chegada está prevista para as 15h30 (horário local) desta quarta-feira (22), sem agenda oficial. No dia seguinte, a cerimônia de recepção a Lula e à primeira-dama Janja da Silva ocorrerá no Palácio Presidencial, seguida de uma reunião privada entre Lula e o presidente indonésio, Prabowo Subianto.
Os dois presidentes se reunirão com ministros para a assinatura de atos oficiais, incluindo um memorando de entendimento na área de energia renovável. “A Indonésia é parceiro estratégico do Brasil desde 2008 e a relação tem se intensificado nos últimos anos”, afirmou Lucero, destacando áreas de interesse como comércio agrícola e segurança alimentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Visita à Malásia e Asean
Na Malásia, a programação de Lula começa no sábado (25), com uma reunião com o primeiro-ministro Anwar Ibrahim. Os dois líderes têm desenvolvido uma aproximação política, especialmente em temas globais. “Estamos ampliando nossa presença na Malásia, um país central na dinâmica de crescimento da região”, argumentou Lucero.
Brasil e Malásia devem assinar memorandos relacionados à produção de semicondutores e outras áreas de ciência e tecnologia. No mesmo dia, Lula receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional da Malásia e fará um discurso sobre as relações com a Ásia. No domingo (26), participará da abertura da 47ª Cúpula da Asean e de eventos com empresários.
Encontros bilaterais e Cúpula do Leste Asiático
No período da tarde do dia 26, Lula terá encontros bilaterais com outros líderes, com a confirmação da reunião com Narendra Modi. Há expectativa de um possível encontro com Trump, em meio a tratativas de reaproximação entre Brasil e Estados Unidos. A viagem prossegue na segunda-feira (27) com a participação na 20ª Cúpula do Leste Asiático, onde fará um discurso aos líderes presentes.
A EAS reúne 18 países da Ásia e da Oceania, incluindo membros da Asean e outras nações como Rússia, EUA e Japão. Os encontros ocorrem anualmente, normalmente após as cúpulas da Asean.