Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Lula visita comunidade da capital paulista e faz críticas à gestão do governador Tarcísio

Lula visita comunidade da capital paulista e faz críticas à gestão do governador Tarcísio

Mulher relata ter solicitado ajuda ao petista, que garantiu ter tomado precauções para evitar uma remoção violenta pela polícia.

Por: Redação ZéNewsAi

26/06/2025 18:45

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou na 5ª feira (26.jun.2025), na Favela do Moinho, nos Campos Elísios, região central de São Paulo, uma ação que recebeu críticas à PM (Polícia Militar) do Estado, governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos). O petista assinou uma portaria que dá início à negociação para a desocupação de uma área da União no local.

O presidente afirmou que a área não foi entregue imediatamente para impedir que a política estadual tentasse remover as pessoas com violência. Além dela, a moradora Flávia da Silva proferiu um discurso, alegando que a PM agrediu os moradores da região e solicitando auxílio a Lula.

A violência com todos os moradores, a pressão da Polícia Militar e a 6ª Feira Santa que não foi santa, representou um cenário de terror para todos nós. A polícia que o Tarcísio mandou para conosco não tinha como objetivo o diámas sim a agressão. Por isso, solicitamos ajuda, presidente Lula, pois estávamos indo ser massacrados sem que conseguíssemos que a imprensa pudesse nos filmar.

Leia também:

Parlamento Europeu Ataca Acordo Mercosul ao TJUE – Críticas e Suspensão!

Parlamento Europeu Ataca Acordo Mercosul ao TJUE – Críticas e Suspensão!

Trump Ameaça com Groenlândia: Tarifas e Reivindicação Territorial Urgem EUA!

Trump Ameaça com Groenlândia: Tarifas e Reivindicação Territorial Urgem EUA!

AGU Cria Equipe Especial para Investigar Crise Energética em SP!

AGU Cria Equipe Especial para Investigar Crise Energética em SP!

Participe do evento (1h5min45s).

Os ministros assinaram duas portarias: uma que define os critérios para o acesso às novas moradias e outra que inicia o processo de transferência do terreno federal para o governo estadual.

A iniciativa tornou-se viável após um acordo estabelecido em maio entre o governo federal e o governo de São Paulo, visando a reassentar pacificamente as famílias que residem na Favela do Moinho.

O acordo prevê que cada núcleo familiar da Favela do Moinho receberá até R$ 250 mil para a aquisição de uma moradia. Todas as famílias com renda de até R$ 4.700 mensais serão beneficiadas.

A área, após estar vazia, será convertida em um parque, porém Lula afirmou que para isso é necessário negociar a saída das pessoas de maneira digna.

Ainda não está sendo realizada a cessão do terreno para o governo do Estado. Minha preocupação é que, se a cessão for feita e eles ocuparem o local, utilizariam a polícia e tentariam expulsá-los sem que conseguíssem o que desejavam.

Lula também comentou sobre a alteração do local do evento. O petista declarou que pretendiam organizar uma celebração maior, porém desejava estabelecer contato com o público e ir, de maneira genuína, à comunidade habitacional. Afirmou que, após a realização do sonho da casa própria por parte das pessoas, promoveria uma “festa”.

De acordo com apuração do Poder360, a mudança se deve ao galpão ter acesso restrito e gerar a sensação de evento desvitalizado. Assim, o chefe do Executivo decidiu participar da cerimônia na própria comunidade, onde se encontra a população que será beneficiada pela medida.

Em 22 de abril, o governo de São Paulo deu início à remoção de famílias da Favela do Moinho. Alguns moradores fizeram protestos. A PM paulista afirmou que o objetivo era assegurar a segurança de todos da comunidade.

A corporação também afirmou que monitorou as manifestações contrárias ao reassentamento, “atuando para preservar a ordem pública e proteger os direitos de todos os cidadãos”.

Leia a íntegra da nota da Polícia Militar de São Paulo:

A Polícia Militar do Estado de São Paulo acompanha, na área externa da comunidade, o processo de reassentamento das famílias da Favela do Moinho. O objetivo é garantir a segurança de todos os moradores, bem como dos profissionais envolvidos na operação. A Corporação também monitorou, nos últimos dias, as manifestações contrárias ao reassentamento, atuando para preservar a ordem pública e proteger os direitos de todos os cidadãos. As ações da Polícia Militar são pautadas por critérios técnicos e no absoluto respeito às leis.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Favela do MoinhoLulaPolícia MilitarTarcísio de Freitas
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Idoso Romeu Maccione Neto Morre em Afogamento em São Paulo Após Tentativa de Resgate

26/01/2026 8:07 | 1 min de leitura

● Matheus em crise: Babu revela voto surpresa e atinge o fundo do poço no BBB 26!

26/01/2026 8:14 | 1 min de leitura

● Blue Origin revoluciona internet via satélite com projeto TeraWave e 5.408 satélites!

26/01/2026 8:16 | 1 min de leitura

● Israel reabre fronteira de Rafah em busca de restos de refém e incêndio na UNRWA!

26/01/2026 9:30 | 2 min de leitura

● Hamas acusa Israel de bloquear Rafah e causa crise humanitária em Gaza!

26/01/2026 9:55 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!