Uma nova pesquisa da Meio/Ideia, divulgada nesta terça-feira, 13 de janeiro de 2026, apresenta um cenário de empate técnico na disputa pelo segundo turno das eleições presidenciais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece lado a lado com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A análise, que simula o que poderia acontecer no pleito de 2026, mostra um quadro de equilíbrio entre os dois principais nomes.
Lula vs. Tarcísio: Empate na Simulação
Na simulação de segundo turno, Lula e Tarcísio apresentam 44,4% e 42,1% das intenções de voto, respectivamente. A diferença é pequena, caracterizando um empate técnico, considerando a margem de erro do levantamento, que varia entre 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
LEIA TAMBÉM!
Outros Cenários de Simulação
Em outras simulações, Lula mantém uma vantagem significativa. Na disputa contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), indicado por Jair Bolsonaro, Lula aparece com 46,2% das intenções de voto, contra 36% do filho do ex-presidente. A diferença é de 10,2 pontos percentuais.
A pesquisa também simula um confronto entre Lula e o governador Tarcísio de Freitas, com Lula obtendo 44,4% das preferências e Tarcísio, 42,1%. Além disso, a pesquisa apresenta um cenário com Lula e a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro (PL), onde Lula lidera com 46% das intenções de voto, enquanto Michelle alcança 39%.
Outros governadores também foram incluídos na simulação, como Ronaldo Caiado (União), Romeu Zema (Novo), Eduardo Leite (PSD) e Ratinho Jr. (PSD), com Lula obtendo vantagens entre 9 e 23 pontos percentuais em cada disputa. Também foram considerados os pré-candidatos Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo, com Lula mantendo uma vantagem entre 9 e 23 pontos percentuais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa Meio/Ideia coletou dados através de uma pesquisa telefônica com 2000 brasileiros adultos, realizada entre os dias 8 e 12 de janeiro de 2026. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais.
