Maio Amarelo 2025: campanha de conscientização sobre o aumento de fatalidades no trânsito em São Paulo
Dados do Infosiga-SP indicam aumento de 4,3% nos óbitos no primeiro trimestre; motociclistas e ciclistas representam os grupos mais expostos. Com caráter internacional e com 12 anos de existência em 2025, a campanha Maio Amarelo possui como foco principal a sensibilização da população sobre a importância de um tráfego bem estruturado, não apenas através de órgãos responsáveis […]

Dados do Infosiga-SP indicam aumento de 4,3% nos óbitos no primeiro trimestre; motociclistas e ciclistas representam os grupos mais vulneráveis.
De caráter internacional e completando 12 anos em 2025, o movimento Maio Amarelo tem como uma das vertentes de atuação a conscientização da população de que um trânsito organizado não depende apenas de agentes institucionais e educadores do setor, mas sobretudo do autocuidado de quem utiliza veículos ou trafega nas vias diuturnamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com dados do Infosiga-SP, portal do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pelo Detran-SP e gerenciado pelo programa Respeito à Vida, houve 1.416 mortes no estado de SP entre janeiro e março deste ano, um aumento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os óbitos de ciclistas também tiveram alta: 9,9% – foram 100 vidas perdidas no período. Crescimento também foi registrado no número de mortes de motociclistas (625 óbitos – aumento de 9,5%). As quedas aconteceram nos óbitos de pedestres que foram 288 (-0,7%) e ocupantes de automóveis que registraram 293 (-12,3%).
Leia também:

Polícia prende motorista por embriaguez após atropelamento que ceifa a vida de ciclista em Rio Claro

Foragido é preso em Rio Claro e mulher tenta introduzir drogas em estabelecimento prisional

Irmão é preso após tentativa de homicídio de gêmeo com vidro em Rio Claro
O Infosiga aponta que, em Rio Claro, no ano passado, ocorreram 694 sinistros, com 53% decorrentes de colisões. Dos incidentes, 4,3% resultaram em fatalidades. Os indivíduos mais afetados foram homens entre 18 e 24 anos.
Velocidade
O excesso de velocidade permanece como uma das principais causas de acidentes graves no trânsito brasileiro. Dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) indicam que, em maio de 2024, foram registradas quase 3 milhões de infrações por excesso de velocidade no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Campanha
Em 2025, a campanha do Maio Amarelo apresenta o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, um convite à reflexão que se estende além das vias urbanas. A iniciativa visa estimular a desaceleração não apenas no trânsito, mas também no cotidiano.
Fonte: Jornal Cidade