O caranguejo-aranha gigante japonês é considerado o maior animal do filo de artrópodes, que engloba invertebrados com patas articuladas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caranguejo pode atingir até 3,7 metros de comprimento, ou mais, da ponta de uma pata até a outra, segundo a Enciclopédia Britânica.
Um carro compacto não ultrapassa geralmente essas medidas: o Fiat Uno 2018, por exemplo, possui 3,82 metros de comprimento.
LEIA TAMBÉM!
Localizado entre 50 e 300 metros de profundidade, o caranguejo-aranha-gigante japonês apresenta corpo robusto e arredondado, com 37 centímetros de largura, pernas longas e finas, e um peso superior a 18 quilos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A espécie gigante é onívora, consumindo tanto matéria vegetal quanto animal. Frequentemente, é necrófago, se alimenta de organismos em decomposição.
A pesca comercial de caranguejo geralmente ocorre em águas temperadas, como as do norte do oceano Pacífico, próximo ao Japão, onde a espécie se encontra.
A espécie já detém o recorde da perna mais longa de um caranguejo em cativeiro, no Guinness World Records, em 2013.
O título foi dado ao Big Daddy, que residia no aquário Sea Life Blackpool, em Lancashire, no Reino Unido, devido a uma das pernas medindo 1,43 metro. O animal faleceu por volta dos 80 anos, em 2016.
Fonte: CNN Brasil