Mais de 5 milhões de brasileiros correm risco de perder o título de eleitor; veja como se proteger

O encerramento das questões pendentes com o Tribunal Superior Eleitoral ocorrerá na segunda-feira, 19.

12/05/2025 10h47

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O prazo final para que eleitores regularizem seus títulos eleitorais é na próxima segunda-feira, 19. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que aproximadamente cinco milhões de pessoas ainda possuem pendências com a Justiça Eleitoral e, por isso, podem ter o documento cancelado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados indicam que, a partir de 7 de março, mais de 111 mil eleitores buscaram a Justiça Eleitoral para regularizar a situação. “Não seja um eleitor faltoso. Evite o cancelamento do título: ele é sua identidade”, ressaltou o TSE, em comunicado.

Entenda.

É considerada faltosa a pessoa que não votou e não justificou a ausência, nem pagou a multa referente aos três últimos pleitos, considerando cada turno como uma eleição.

Leia também:

É necessário possuir o título para votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato que exija quitação eleitoral.

O cancelamento do título não se aplica a:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Regularizar

Para verificar a situação, os eleitores devem acessar os sites do TSE ou dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para confirmar se estão na lista de títulos passíveis de cancelamento. O serviço é gratuito e deve ser realizado apenas nos sites oficiais da Justiça Eleitoral.

Se houver pendências financeiras, é necessário utilizar o atendimento online da Justiça Eleitoral nos sites ou no aplicativo e-Título para efetuar o pagamento. Alternativamente, pode-se comparecer ao cartório eleitoral durante o horário de funcionamento, apresentando os documentos necessários (de acordo com a situação de cada eleitor).

Sem texto original fornecido.

Eleitores que se encontravam no exterior no dia da eleição podem justificar a ausência após o pleito por meio do e-Título, do Autoatendimento Eleitoral ou enviando o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE pós-eleição) com documentação comprobatória à zona eleitoral responsável.

O prazo é de 60 dias após cada turno ou 30 dias após o retorno ao Brasil.

Em caso de ausência de justificativa, seguem-se os procedimentos para quitação de multa.

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.