Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
15/02/2024 às 14h29
Após uma forte tempestade com chuvas recordes na Califórnia, inclusive em Los Angeles, um fenômeno conhecido como “rio atmosférico” aparece. Ele se trata de uma faixa de umidade que percorre milhares de quilômetros e causa grandes precipitações como se fosse uma mangueira de incêndio.
Continua depois da publicidade
Segundo o site PowerOutage, mais de 900.000 clientes na Califórnia estão sem energia. Os cortes de energia estão aumentando rapidamente, principalmente ao longo da costa, devido à chuva e aos ventos fortes nas regiões central e sul do estado. Além disso, espera-se que as ráfagas de vento fiquem mais intensas durante a noite e amanhã.
A tempestade nos EUA é mais lenta e espera-se que pare gradualmente ao avançar em terra, resultando em chuvas mais duradouras do que as da primeira tempestade.
O pior da tempestade ocorrerá entre domingo (4) e a próxima terça-feira (5), segundo o serviço meteorológico.
É provável que as regiões costeiras do centro e sul do estado recebam muita chuva e possam sofrer inundações. Isso se aplica principalmente às áreas metropolitanas de Los Angeles e San Diego.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Soldados de Israel lutam para equilibrar política e realidades de guerra
“Segundo Eric Schoening, do Serviço Meteorológico Nacional, as enchentes são perigosas e representam riscos para pessoas e propriedades. Ele pede que, caso encontre uma estrada alagada, é importante retornar e evitar afogamentos.”
Segundo Schoening, muitas estradas podem se inundar e os riachos, córregos e rios podem ter grandes aumentos no nível de água. Além disso, há o risco de deslizamentos de lama e rochas e a ocorrência de fluxos de detritos.
Já no domingo, o Serviço Meteorológico Nacional de São Francisco relatou um deslizamento de terra na cidade. E em Santa Bárbara, mais de 480 quilõmetros ao sul, a tempestade provocou “ventos extremamente fortes”, inundações e derrubadas de árvores, disse o sargento do Departamento de Polícia de Santa Bárbara, Ethan Ragsdale.
O escritório de Newsom anunciou na sexta-feira que a Califórnia tem 1.200 equipamentos disponíveis para remover neve e gelo das estradas, 21 equipes prontas para resgate aquático e membros da Guarda Nacional prontos para agir rapidamente.
Mais de 7 milhões de sacos de areia foram pré-posicionados e o estado está preparado para fornecer abrigo e alimentação a mais de 37 mil pessoas.
Falando em entrevista no domingo, Tony Tavares, que é diretor do Departamento de Transporte da Califórnia, afirmou que seu departamento está trabalhando em conjunto com outros órgãos estaduais, regionais e locais para garantir a segurança de todos os habitantes da Califórnia. Uma das ações adotadas é a distribuição estratégica de mais de 4.000 pessoas e equipamentos em todo o estado para lidar com tempestades, incluindo bombas portáteis e geradores.
Tavares disse que o departamento está lidando com várias situações AO MESMO TEMPO. Alguns estão monitorando áreas danificadas por incêndios florestais no norte da Califórnia, outros estão lidando com neve e gelo nas montanhas e equipes ao longo da costa sul estão observando inundações intensas.
Mais de 8.500 pessoas, incluindo equipes de resgate rápido por água e helicópteros, foram mobilizadas em todo o estado para responder a quaisquer pedidos de ajuda em potencial, disse Nancy Ward, diretora do Gabinete de Serviços de Emergência do Governador da Califórnia.
“Segundo Ward em coletiva no sábado, as próximas tempestades serão muito perigosas e causarão grande impacto. Elas são consideradas os desastres naturais mais letais, causando mais mortes anualmente do que os incêndios florestais, especialmente devido às inundações.”
O vento forte vai afetar o norte e centro da Califórnia até domingo, e depois vai se mover para o sul da Califórnia no domingo à noite, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional.
Alertas de vento e de vento forte estão em vigor em grande parte da Califórnia, de Redding a San Diego, impactando cerca de 30 milhões de pessoas.
Quanta chuva cai em Los Angeles por ano?
A média anual de chuva em Los Angeles é de 310 milímetros, o que significa que uma chuva equivalente a quase meio ano pode cair nas próximas 48 horas. Combinado com os outros 63 milímetros que caíram na cidade em 1º, Los Angeles poderia receber chuvas equivalentes a quase um ano apenas na primeira semana de fevereiro.