Mais de 98 mil estudantes pretendem obter o diploma do Ensino Médio por meio da prova do Enem
Para obter o certificado de conclusão, os participantes precisam alcançar uma pontuação mínima de 450 em cada disciplina e, no mínimo, 500 pontos na pro…
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou na quarta-feira (23) os resultados consolidados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2025.
De acordo com o levantamento do órgão, foram contabilizados 4.811.338 inscritos confirmados em todo o Brasil, o que representa um aumento de 11,22% em comparação com a edição anterior.
Nesta edição, destacou-se a inscrição pré-preenchida de 1.915.634 estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública. Deste total, 1.390.815 confirmaram a inscrição no exame (72,6%). Adicionalmente, 98.558 participantes utilizaram o exame para a certificação de conclusão do Ensino Médio e a declaração parcial de proficiência na etapa de ensino.
Leia também:
Escolas e Universidades Retomam Aulas Após Operação Contenção no Rio
São Paulo define calendário escolar 2024-2025: confira as datas
Enem dos Concursos: Mais de 760 mil realizam prova neste domingo
Após oito anos, a iniciativa foi retomada pelo MEC (Ministério da Educação) para que indivíduos que não concluíram os estudos na idade regular possam obter o certificado do Ensino Médio. Trata-se de uma alternativa ao Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), também promovido pelo Inep, que tem como objetivo conceder diploma a pessoas que se encaixam nesse mesmo caso.
Para obter a certificação de conclusão do Ensino Médio, os candidatos devem alcançar uma pontuação mínima de 450 pontos em cada área do exame e, no mínimo, 500 pontos na redação. Além disso, é necessário ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do Enem. A certificação é de responsabilidade das Instituições Certificadoras, que serão divulgadas pelo Inep.
A principal distinção entre o Enem e o Encceja reside no fato de que, utilizando as pontuações do primeiro, os estudantes têm a possibilidade de concorrer a vagas em programas do MEC para o acesso ao ensino superior, como o SiSU (Sistema de Seleção Unificada).
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)