Mamdani Ascende ao Poder em Nova York: Eleições Surpreendentes e Controvérsias

Prefeito Mamdani eleito em Nova York surpreende! Ex-governador Cuomo derrotado em primárias. Vencedor da ‘Big Apple’ de 34 anos, Mamdani tem origem indiana e trajetória no hip hop

05/11/2025 9:13

2 min de leitura

Mamdani Ascende ao Poder em Nova York: Eleições Surpreendentes e Controvérsias
(Imagem de reprodução da internet).

Ascensão Política de Mamdani na Nova York

A eleição de Andrew Mamdani como prefeito representou uma trajetória notável, começando com pouca notoriedade e culminando em uma campanha eletrizante para o principal cargo na maior cidade de Nova York. Desde sua surpreendente vitória sobre o ex-governador de Nova York, Andrew Cuomo, nas primárias de junho, os nova-iorquinos se familiarizaram com a presença do sorridente Mamdani na televisão.

Origens e Formação

O vencedor da eleição para a ‘Big Apple’, de 34 anos, nasceu em uma família de origem indiana e reside nos Estados Unidos desde os sete anos de idade. Em 2018, obteve a cidadania americana. Ele é filho da cineasta Mira Nair e de Mahmood Mamdani, professor e especialista em África, o que gerou críticas que o classificaram como “nepo baby”.

Início no Hip Hop e Engajamento Político

Mamdani trilhou um caminho semelhante ao de outros jovens de famílias esquerdistas da elite, frequentando a Bronx High School of Science e, posteriormente, o Bowdoin College, no Maine. Em 2015, sob o pseudônimo ‘Young Cardamom’, explorou o mundo do rap, influenciado pelo grupo ‘Das Racist’.

Leia também:

Embora essa incursão musical não tenha prosperado, despertou seu interesse pela política, quando apoiou um candidato ao conselho municipal, influenciado pelo rapper Heems (Himanshu Suri).

Atuação como Conselheiro e Posicionamento Político

Mamdani se tornou conselheiro de prevenção de execuções hipotecárias, auxiliando proprietários com dificuldades financeiras a evitar a perda de suas casas. Em 2018, foi eleito legislador do Queens, um bairro majoritariamente composto por migrantes, e representou na Assembleia Estadual de Nova York.

Eleitores insatisfeitos com o status quo o elegeram três vezes em seu cargo estadual.

Posições e Controvérsias

Mamdani construiu uma imagem que se tornou sua marca: um muçulmano progressista, confortável tanto em marchas do Orgulho Gay quanto em banquetes de encerramento do Ramadã. Sua plataforma central era a busca por tornar a cidade acessível aos menos favorecidos, com propostas como controle de aluguéis, creches, ônibus gratuitos e lojas de bairro administradas pela cidade.

Como defensor da causa palestina, suas posições sobre Israel (classificado como “regime de apartheid”) e a guerra em (considerado um “genocídio”) geraram hostilidade de parte da comunidade judaica. Para acalmar os ânimos, nos últimos meses, ele denunciou abertamente o antissemitismo.

Reconhecimento e Legado

Para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Mamdani é um “pequeno comunista”. Mas, assim como o mandatário republicano, ele também é um “outsider” em um mundo político que o eleitorado já não deseja, segundo Costas Panagopoulos, professor de Ciências Políticas na Universidade Northeastern. “Ele conseguiu reunir o apoio dos eleitores insatisfeitos, dos nova-iorquinos frustrados com o status quo e que sentem que o establishment ignora suas necessidades e prioridades”, afirma.

Estilo de Campanha e Vida Pessoal

Fã de futebol e críquete, Mamdani casou-se recentemente com a ilustradora americana Rama Duwaji. Para a disputa eleitoral, ele aproveitou seu ativismo com uma distribuição estratégica de panfletos e um uso inovador e frequentemente divertido das redes sociais.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)