Brasil

Mapa atual posta áreas atingidas pelo onda de calor


Mapa atual posta áreas atingidas pelo onda de calor
(Foto Reprodução da Internet)

Uma onda de calor muito quente vai aumentar as temperaturas no Brasil a partir de quinta-feira (14).

De acordo com Maria Calar Sassaki, porta-voz da Climatempo, a onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas ficam 5°C acima da média durante pelo menos cinco dias. Um exemplo é São Paulo, onde a média de temperatura em dezembro é de 28°C, mas está prevista uma temperatura de 33°C.

A Climatempo fez um mapa para mostrar quais são as áreas afetadas, divididas em duas regiões.

Observe a diferença entre os mapas:

No primeiro mapa, a região vermelha estava bem menor. Agora, a previsão mudou e mostra que quase todos os estados brasileiros vão sentir o fenômeno.

Anteriormente, a área vermelha incluía todo o estado de Mato Grosso do Sul e Goiás, além de algumas partes de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Mato Grosso.

Agora, a região vermelha abrange também todos os estados da região sul e parte de Rondônia.

A especialista explicou que a região em vermelho aumentou de tamanho devido ao enfraquecimento das frentes que vão passar pela costa brasileira. Isso faz com que a temperatura suba.

De acordo com Sassaki, as frentes frias que estão por vir serão menos significativas e não trarão umidade para o Rio Grande do Sul. Como resultado, os ventos quentes do norte aumentarão e farão com que as temperaturas aumentem ainda mais.


🔥 Recomendado para voçê 🔥