Brasil

Mapa atual posta áreas atingidas pelo onda de calor

Imagem de destaque do Mapa atual posta áreas atingidas pelo onda de calor

Uma onda de calor muito quente vai aumentar as temperaturas no Brasil a partir de quinta-feira (14).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com Maria Calar Sassaki, porta-voz da Climatempo, a onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas ficam 5°C acima da média durante pelo menos cinco dias. Um exemplo é São Paulo, onde a média de temperatura em dezembro é de 28°C, mas está prevista uma temperatura de 33°C.

A Climatempo fez um mapa para mostrar quais são as áreas afetadas, divididas em duas regiões.

Observe a diferença entre os mapas:

No primeiro mapa, a região vermelha estava bem menor. Agora, a previsão mudou e mostra que quase todos os estados brasileiros vão sentir o fenômeno.

LEIA TAMBÉM!

Anteriormente, a área vermelha incluía todo o estado de Mato Grosso do Sul e Goiás, além de algumas partes de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Mato Grosso.

Agora, a região vermelha abrange também todos os estados da região sul e parte de Rondônia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A especialista explicou que a região em vermelho aumentou de tamanho devido ao enfraquecimento das frentes que vão passar pela costa brasileira. Isso faz com que a temperatura suba.

De acordo com Sassaki, as frentes frias que estão por vir serão menos significativas e não trarão umidade para o Rio Grande do Sul. Como resultado, os ventos quentes do norte aumentarão e farão com que as temperaturas aumentem ainda mais.

Sair da versão mobile