Mapa das Facções detalha áreas de atuação criminosa no Rio de Janeiro
Desenvolvido em 2023 e atualizado em 2024, o projeto visa informar motoboys e motoristas de aplicativo sobre áreas de risco.

Um mapa de áreas de risco, influenciadas pelo trânsito e pela milícia do Rio de Janeiro, foi desenvolvido pelo canal “pega a visão RJ” e se tornou viral nas redes sociais. A extensão do Google Maps foi elaborada para alertar motoboys e motoristas de aplicativo sobre essas áreas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ferramenta alcançou quase 7,5 milhões de visualizações e, inicialmente, era gratuita. Em março, houve uma alteração para que os desenvolvedores do projeto tivessem maior controle sobre o uso do mapa. Atualmente, é cobrado um valor único de 10 reais para acessar a extensão.
Em entrevista à CNN, o criador do projeto declarou que o projeto foi iniciado em 2023 e revisado em maio de 2024. Ele relatou que a concepção do projeto surgiu após a morte de um amigo, entregador que teve contato com traficantes do Complexo do Israel (TCP) devido à sua residência na Penha (CV).
Leia também:

Ministério Público do Rio de Janeiro solicita condenação de acusados em relação ao incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo

Quem era “TH da Maré”

Polícia executa ações que visam alvos de alto padrão associados ao Comando Vermelho no Rio
Segundo o gestor do canal, a publicação da extensão é automática. Ele recebe informações de moradores, motoboys e motoristas de aplicativo na página do canal no X, que possui 110 mil seguidores. O Telegram e o Instagram também atuam como parte da coleta e compartilhamento de informações.
O autor da página relatou ter recebido ameaças de membros do Comando Vermelho (CV), Terceiro Comando Puro (TCP) e Amigo dos Amigos (ADA), além de ser alvo de intimidação por milicianos. As ameaças surgem em decorrência da divulgação de notícias e informações sobre locais onde houve apreensões de drogas e armas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: CNN Brasil