Um mapa de áreas de risco, influenciadas pelo trânsito e pela milícia do Rio de Janeiro, foi desenvolvido pelo canal “pega a visão RJ” e se tornou viral nas redes sociais. A extensão do Google Maps foi elaborada para alertar motoboys e motoristas de aplicativo sobre essas áreas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ferramenta alcançou quase 7,5 milhões de visualizações e, inicialmente, era gratuita. Em março, houve uma alteração para que os desenvolvedores do projeto tivessem maior controle sobre o uso do mapa. Atualmente, é cobrado um valor único de 10 reais para acessar a extensão.
Em entrevista à CNN, o criador do projeto declarou que o projeto foi iniciado em 2023 e revisado em maio de 2024. Ele relatou que a concepção do projeto surgiu após a morte de um amigo, entregador que teve contato com traficantes do Complexo do Israel (TCP) devido à sua residência na Penha (CV).
LEIA TAMBÉM!
Segundo o gestor do canal, a publicação da extensão é automática. Ele recebe informações de moradores, motoboys e motoristas de aplicativo na página do canal no X, que possui 110 mil seguidores. O Telegram e o Instagram também atuam como parte da coleta e compartilhamento de informações.
O autor da página relatou ter recebido ameaças de membros do Comando Vermelho (CV), Terceiro Comando Puro (TCP) e Amigo dos Amigos (ADA), além de ser alvo de intimidação por milicianos. As ameaças surgem em decorrência da divulgação de notícias e informações sobre locais onde houve apreensões de drogas e armas.
Fonte: CNN Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE