Mapa-múndi: explore as diversas versões da representação geográfica

Diferentes versões foram lançadas ao longo dos séculos.

08/05/2025 16h09

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O IBGE divulgou um novo mapa-múndi, com o Brasil centralizado, diferente do formato convencional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, a iniciativa visa destacar a posição atual de liderança do Brasil em fóruns internacionais relevantes, incluindo o BRICS, o Mercosul e a realização da COP 30 em 2025.

Entretanto, esta não é a primeira versão “diferente” lançada pelo IBGE. Em abril do ano passado, o órgão divulgou um mapa-mundi em que o Brasil e os demais países do continente americano apareciam no centro.

Leia também:

O IBGE deve destacar a importância desta publicação na formação do povo brasileiro e como o Brasil é visto no mundo, escreveu Pochmann nas redes sociais na ocasião.

Os mapas-mundi apresentaram diversas versões ao longo dos séculos. É possível notar transformações na técnica empregada e na representação dos países. Questões políticas também impactaram o processo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consulte os mapas-mundi já lançados.

Mapa de Juan de la Cosa

Conhecido também como carta de Juan de la Cosa, o mapa é datado de 1500. A peça foi elaborada pelo navegador e explorador Juan de la Cosa a convite da Coroa espanhola. É considerada a mais antiga representação do continente americano.

Urbano Monte

Elaborado em 1587, o mapa de Urbano Monte apresenta a Terra conforme vista observando diretamente sobre o Polo Norte e do espaço, uma perspectiva raramente utilizada por cartógrafos até o século XX.

China

A representação no mapa-mundi também pode variar conforme a visão do próprio país. Alguns mapas utilizados na China, por exemplo, apresentam o gigante asiático no centro.

Autógrafo

O Autagraph, desenvolvido pelo arquiteto Hajime Narukawa, foi projetado para demonstrar com exatidão as proporções verdadeiras entre os países e os continentes. A criação se inspirou no origami, símbolo da cultura japonesa.

Surf, vikings, pop e cachaça: conheça 7 cursos de graduação inusitados

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.