Marco Rubio critica a condenação de Uribe na Colômbia e considera um “precedente perigoso”

A declaração do secretário de Trump revela uma Casa Branca progressivamente mais crítica aos tribunais da América Latina, como o Brasil, em razão do des…

29/07/2025 7h41

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
BOGOTÁ (COLOMBIA), 28/07/2025.- Seguidores del expresidente Álvaro Uribe, asisten al Complejo Judicial de Paloquemao para apoyar al exmandatario este lunes, en Bogotá (Colombia). La jueza Sandra Heredia aseguró que la Justicia "no se arrodilla ante el poder" al comenzar la lectura del fallo que declarará culpable o inocente al expresidente colombiano Álvaro Uribe, en el caso más mediático que ha enfrentado el país. EFE/ Mauricio Dueñas Castañeda

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, criticou a condenação do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe por suborno de testemunhas e fraude processual. Em publicação na rede X (antigo Twitter), Rubio afirmou que “o único crime do ex-presidente colombiano Uribe foi lutar e defender incansavelmente sua pátria” e classificou o julgamento como uma “instrumentalização do Judiciário colombiano por juízes radicais”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uribe foi considerado culpado por duas das três acusações que enfrentava. A sentença com a definição da pena ainda será anunciada. O processo teve início em 2018, após uma denúncia do próprio Uribe contra o senador Iván Cepeda, que acabou se voltando contra o ex-presidente.

A fala de Rubio ecoa declarações recentes de parlamentares republicanos dos EUA que também têm criticado tribunais na América Latina, incluindo o Brasil, após o avanço do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM:

A condenação de Uribe intensificou a polarização política na Colômbia. Defensores do ex-presidente consideraram a decisão como “perseguição política” e protestaram em frente ao tribunal em Bogotá, onde ocorreram confrontos com opositores. A senadora Paloma Valencia, do partido Centro Democrático, afirmou que “não é justiça, é vingança”.

Políticos de esquerda e representantes de movimentos sociais comemoraram o veredicto como um avanço para a independência judicial do país. O ex-embaixador Camilo Romero declarou que “ninguém está acima da lei”, enquanto a ex-ministra Carolina Corcho ressaltou a “coragem e compromisso com a verdade” do senador Ivân Cepeda, considerado peça-chave no processo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O julgamento de Uribe é visto como um dos mais relevantes da história contemporânea da Colômbia. O ex-presidente, figura central na política nacional nas últimas duas décadas, ainda tem a possibilidade de recorrer da decisão.

Publicado por Felipe Damtas

Reportagem elaborada com o uso de inteligência artificial.

Fonte por: Jovem Pan

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.