Marcos do Val enfrenta bloqueios bancários determinados por Alexandre de Moraes

O senador foi investigado pela Polícia Federal, deixando o Brasil com o passaporte bloqueado, que ele se recusa a entregar à Justiça.

25/07/2025 21h47

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) teve, nesta sexta-feira (25), suas contas e cartões bloqueados por ordem do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar está em Orlando, nos Estados Unidos, com a filha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Do Val viajou de Manaus aos Estados Unidos na última quinta-feira (24). O parlamentar teve sua saída do país proibida e seu passaporte foi apreendido em 2023, mantendo, na época, seu passaporte diplomático – documento emitido pelo Itamaraty para membros do Congresso, do governo e membros de missões oficiais.

Em declaração à CNN Brasil, Do Val afirmou que a validade do passaporte é 2027 e que ele estaria “sem restrições”, o que não é correto, visto que existe uma proibição judicial para o uso do documento.

LEIA TAMBÉM:

O senador está sendo investigado no inquérito dos atos antidemocráticos e por ataques a policiais federais, e medidas cautelares preveem a impossibilidade de que ele deixe o país durante o processo.

O senador publicou um vídeo afirmando não ter fugido, informando previamente ao desembargador Luiz Edson Jáquez os destinos e datas da viagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A comunicação foi realizada em 15 de julho, porém o pedido de viagem foi recusado no dia seguinte: “É preciso destacar que compete ao requerente ajustar suas atividades às medidas cautelares determinadas, e não o contrário”, respondeu o ministro.

Do Val afirmou em seu vídeo que a apreensão de passaportes é inconstitucional, o que não corresponde à realidade.

Moraes determinou o bloqueio de todas as contas correntes, chaves Pix e cartões de crédito em nome de Do Val e de sua filha. A medida foi comunicada pela defesa do parlamentar. Do Val informou que retornará ao Brasil no dia 3 de agosto.

Fonte por: Brasil de Fato

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.