Marcos Pinto alerta para ajuste no orçamento de 2026 e frustração em receita
Marcos Pinto admite: ajustes na medida provisória 1303 geram frustração com a receita.

Secretário da Fazenda Aponta Necessidade de Cortes no Orçamento
O secretário de reformas econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, declarou que serão necessárias adequações no orçamento do próximo ano, através do corte de despesas. Em entrevista exclusiva à Jovem Pan, ele reconheceu que haverá uma frustração de receita com os ajustes necessários na Medida Provisória 1303, que prevê o aumento de taxa sobre aplicações financeiras.
O governo deverá ceder, por exemplo, retomando a isenção para as LCIs e LCAs. Apesar da arrecadação ser menor que a esperada, a Fazenda não pretende enviar novos projetos ao governo para ampliar as receitas. “Vamos ter que refletir sobre as consequências no orçamento. Não pretendemos enviar novos projetos ao Congresso. Vamos ter que adaptar pelo lado do gasto”, afirmou.
O secretário não detalhou quais despesas poderiam ser cortadas. O governo ainda quer esperar o resultado do projeto de lei que prevê cortes em incentivos tributários. “Os títulos isentos (LCIs e LCAs) têm sofrido uma resistência injustificável. Isso significa uma perda de R$ 40 bilhões, que é o custo de um programa como Seguro Desemprego”, disse.
Leia também:

Deputados temem a primeira instância e líderes discutem a viabilidade de que processos sigam para os TRFs

Embaixadores brasileiros articulam diálogo com o Palácio da Casa Branca em contato com legisladores norte-americanos

Governo extraordinário deve beneficiar pelo menos 70% dos exportadores
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)