Margareth Menezes representa o Brasil em Cannes

O Brasil recebe homenagem no festival Marché du Film, em que o reconhecimento celebra 200 anos de relações com a França.

13/05/2025 22h33

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, está representando o Brasil como País de Honra no Marché du Film 2025, em Cannes. Ela chegou à França nesta terça-feira (13.mai.2025) para liderar a comitiva brasileira durante o evento, que será realizado em conjunto com o 78º Festival de Cannes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O título de País de Honra ocorre em um momento de relevância do cinema brasileiro no cenário internacional e acompanha as comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França. A delegação brasileira, liderada pela ministra, possui agenda até segunda-feira (19.mai), com ênfase na promoção da produção audiovisual nacional.

O Marché du Film é o maior mercado audiovisual do mundo, realizado anualmente em conjunto com o Festival de Cannes, reunindo profissionais globais como produtores, distribuidores e cineastas. A edição de 2025 ocorrerá de 13 a 21 de maio no Palais des Festivals et des Congrès, em Cannes.

Leia também:

A agenda oficial da ministra inicia na quarta-feira (14.mai), quando será anfitriã da Festa de Abertura do Marché du Film, na Plage des Palmes, com apresentação da cantora Luedji Luna. Na quinta-feira (15.mai), Margareth participará da Conferência Principal: “Ecossistema Audiovisual e as Instituições Brasileiras”, às 10h.

O Brasil terá dois estandes no festival. O principal, do projeto Cinema do Brasil, com apoio institucional do Ministério da Cultura, ocupará 96 metros quadrados. O segundo espaço, com cerca de 37 metros quadrados, será compartilhado entre SPCine e RioFilme.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A agenda da ministra finalizará em 18 de maio, data em que ela participará do lançamento mundial do filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho.

A designação do Brasil como País de Honra é uma conquista histórica e celebra esse importante momento do audiovisual brasileiro, que não se inicia nem se encerra com o Oscar para “Ainda Estou Aqui”. Nossa gestão entende que o setor audiovisual é uma indústria potente, uma poderosa ferramenta de soft power e um pilar fundamental da economia criativa. Por isso o investimento que fazemos é histórico também, afirmou Margareth Menezes.

A ministra, em seu perfil no X, destacou que a indústria audiovisual está sendo impulsionada e novas parcerias internacionais estão sendo estabelecidas. A estreia mundial do filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça, também foi mencionada.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.