Margem Equatorial: 63% das menções sobre licença ambiental são neutras; 27% são negativas. Ibama gera debate sobre petróleo na Foz do Amazonas

Autorização do Ibama gera polêmica nas redes sociais sobre a exploração de petróleo na Foz do Amazonas.

21/10/2025 17:51

2 min de leitura

Margem Equatorial: 63% das menções sobre licença ambiental são neutras; 27% são negativas. Ibama gera debate sobre petróleo na Foz do Amazonas
(Imagem de reprodução da internet).

Autorização do Ibama para Exploração de Petróleo pela Petrobras

Uma pesquisa do instituto Quaest, divulgada nesta terça-feira, 21, revela que a maioria das menções sobre a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a exploração de petróleo na Margem Equatorial pela Petrobras foi neutra.

O levantamento indica que, antes da liberação, o debate nas redes sociais era predominantemente neutro e informativo. Após a autorização do Ibama, o número total de menções sobre a licença ambiental e as reações negativas aumentaram. Atualmente, 63% das menções são neutras, 27% negativas e 10% positivas.

Margem Equatorial e Potencial de Exploração

A Margem Equatorial, que se estende por 2.200 quilômetros do extremo norte do Amapá até o litoral do Rio Grande do Norte, é considerada a mais nova fronteira marítima para a exploração de combustíveis fósseis no Brasil, sendo comparada a um “novo pré-sal”.

Leia também:

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), essa região possui um potencial estimado de 30 bilhões de barris de óleo. A Petrobras planeja investir US$ 3 bilhões na área nos próximos cinco anos, com a perfuração de 15 poços.

Monitoramento das Menções

A pesquisa monitorou as menções e palavras-chave relacionadas ao tema entre 08 e 21 de outubro nas principais redes sociais e portais de notícias. Durante o período analisado, foram registradas mais de 20 mil menções feitas por 10,1 mil autores diferentes.

O pico de menções ocorreu no dia anterior, após o anúncio da autorização da licença ambiental à Petrobras pelo Ibama, com mais de 8 mil interações em um único dia. As palavras-chave mais mencionadas incluem: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Petróleo e Gás, Energia, Clima, Bacia da Foz do Amazonas e Trump.

Avanço na Exploração de Petróleo e Gás

A autorização do Ibama marca uma nova fase na exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial. Com essa liberação, a Petrobras pode iniciar a perfuração para pesquisa exploratória, buscando informações geológicas e avaliando a presença de petróleo e gás na área em escala econômica.

Atualmente, não há produção de petróleo, e a expectativa é que o processo de perfuração exploratória e o início da produção levem entre 7 a 10 anos.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)