Marina afirma que é preciso acelerar sem comprometer a qualidade no licenciamento ambiental
A ministra declarou disposição para diána Câmara durante a assinatura de atos referentes ao Dia do Meio Ambiente.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, declarou nesta terça-feira (3.jun.2025) que é viável alterar as normas ambientais para otimizar a velocidade dos processos, contudo, não se pode banalizar as leis. Ela ressaltou que o licenciamento ambiental é o caso em questão. As regras foram flexibilizadas no Senado e atualmente estão em análise na Câmara dos Deputados.
“A lei deve ser mantida no que é essencial, proteger a biodiversidade, os recursos hídricos, o solo, o ar que respiramos”, declarou em discurso durante assinatura de atos sobre o Dia do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto, em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e as ministras das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, da Igualdade Racial, Anielle Franco, da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, também estavam presentes.
Os projetos militares, bem como as atividades de pecuária de pequeno porte, extensiva ou semi-intensiva, ficam isentos de licenciamento.
Leia também:
Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
Também institui a chamada LACÂ (Licença por Adesão e Compromisso). Nesta modalidade, o responsável pela obra declara, por conta própria, que cumprirá todas as normas ambientais e, com isso, obtém a licença automaticamente, sem que o órgão ambiental precise avaliar tecnicamente o caso previamente.
Na Câmara, Marina declarou-se aberta ao diácom Gleisi Hoffmann para garantir que o processo de licenciamento seja mais célere, sem comprometer a legislação ambiental.
E, nesse momento, o ânimo à disposição para ele, minha, da ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, dos nossos líderes no Congresso, é para que a gente consiga sair com um texto que agilize sem fragilizar, que viabilize o necessário encaminhamento dos projetos estratégicos para o nosso país, mas que mantenha a espinha dorsal da preservação ambiental do nosso país, que é o licenciamento.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)