Marina critica flexibilização do licenciamento ambiental: “Ataque que causa morte”
O projeto simplifica a emissão de licenças sob uma nova modalidade de autorização para iniciativas classificadas como “estratégicas”.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), declarou, na quinta-feira 22, que o licenciamento ambiental no Brasil sofreu “um golpe fatal” após a aprovação do Senado de um projeto de lei que simplifica a emissão de licenças.
“Não se pode recuar minimamente nas pautas em que o Brasil já progrediu, inclusive no licenciamento ambiental, que agora sofreu um revés fatal”, declarou Marina em um evento da área em colaboração com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no Rio de Janeiro.
O projeto suspenso pelo Senado – que retornará à Câmara dos Deputados – recebeu uma emenda de Davi Alcolumbre (União-AP) que institui a Licença Ambiental Especial, um modelo de autorização direcionado a iniciativas classificadas como “estratégicas”.
Leia também:

Comissão da Câmara chama Camilo Santana para discutir vagas de Medicina do MST

Moraes determina que Defensoria defenda Eduardo em caso de coação na trama golpista

Sandoval Feitosa alerta sobre situação ‘extremamente perigosa’ no sistema elétrico da Aneel
O empreendedor pode iniciar a atividade sem a necessidade de estudos realizados por técnicos de órgãos ambientais. É suficiente o compromisso com o cumprimento das exigências de preservação previstas em uma legislação.
O Ministério do Meio Ambiente também se manifestou contra a aprovação do PL. Em nota, registrou que o texto “viola o princípio da proibição do retrocesso ambiental” e “representa risco à segurança ambiental no País”. Também afirmou que o projeto é inconstitucional.
Fonte: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)