Marina critica flexibilização do licenciamento ambiental: “Ataque que causa morte”

O projeto simplifica a emissão de licenças sob uma nova modalidade de autorização para iniciativas classificadas como “estratégicas”.

22/05/2025 16:13

1 min de leitura

Marina critica flexibilização do licenciamento ambiental: “Ataque que causa morte”
(Imagem de reprodução da internet).

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), declarou, na quinta-feira 22, que o licenciamento ambiental no Brasil sofreu “um golpe fatal” após a aprovação do Senado de um projeto de lei que simplifica a emissão de licenças.

“Não se pode recuar minimamente nas pautas em que o Brasil já progrediu, inclusive no licenciamento ambiental, que agora sofreu um revés fatal”, declarou Marina em um evento da área em colaboração com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no Rio de Janeiro.

O projeto suspenso pelo Senado – que retornará à Câmara dos Deputados – recebeu uma emenda de Davi Alcolumbre (União-AP) que institui a Licença Ambiental Especial, um modelo de autorização direcionado a iniciativas classificadas como “estratégicas”.

Leia também:

O empreendedor pode iniciar a atividade sem a necessidade de estudos realizados por técnicos de órgãos ambientais. É suficiente o compromisso com o cumprimento das exigências de preservação previstas em uma legislação.

O Ministério do Meio Ambiente também se manifestou contra a aprovação do PL. Em nota, registrou que o texto “viola o princípio da proibição do retrocesso ambiental” e “representa risco à segurança ambiental no País”. Também afirmou que o projeto é inconstitucional.

Fonte: Carta Capital

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)