A Marinha do Brasil homenageou, no Rio de Janeiro, os “Heróis do Mar” que lutaram pelo país na Segunda Guerra Mundial, em comemoração aos 80 anos do Dia da Vitória, nesta quinta-feira (8).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Dia da Vitória simboliza a rendição da Alemanha Nazista na guerra, consolidando a vitória dos Aliados, bloco ao qual o Brasil se juntou.
O ponto alto da cerimônia foi o lançamento da reimpressão do livro “A Bordo do Contratorpedeiro Barbacena”, que conserva recordações, eterniza trajetórias e homenageia uma das embarcações da Marinha.
LEIA TAMBÉM!
A Barbacena foi uma das embarcações da Marinha que naufragou devido a ataques de submarinos da Alemanha Nazista durante a Batalha do Atlântico.
Durante a Batalha do Atlântico, a Marinha assegurou a proteção de 575 convés de mercadorias Aliadas – compreendendo 3.164 navios –, enfrentando ataques de submarinos alemães e italianos.
São estimados 469 militares da Marinha que pereceram em alto mar durante o conflito, sendo a maioria dos corpos dos “Heróis do Mar” encontrados no oceano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O almirante Marcos Sampaio Olsen declarou que o livro é interessante para quem não está familiarizado com narrativas marítimas.
Ele possui uma linguagem própria. Destaca costumes com os quais não se está muito familiarizado. Há os vivos, os mortos e os homens do mar, completou.
Em vida.
O tenente Osório, sobrevivente dos ataques, recebeu homenagem da Marinha em vida durante o evento.
“Eu não esperava tanto. Porque eu sou um simples marinheiro, um simples tenente que participou da guerra e, graças a Deus, estou vivo”, afirmou o tenente.
Fonte: CNN Brasil