Matheus Nachtergaele comenta sobre abuso de álcool: “Tornou-se horror”
Ator de “Vale Tudo” afirmou que seu problema com álcool está ligado à sua ascensão repentina.

O ator brasileiro Matheus Nachtergaele, 57 anos, relatou sua relação com álcool e outras drogas, mencionando que enfrentou fases de uso excessivo e, atualmente, gerencia o consumo em situações sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, não consumo álcool, que é uma droga lícita e que foi a minha principal por muitos anos. Eu teria gostado de ter tido outras substâncias como fonte de inspiração ou de libertação, mas foi no álcool que encontrei o divertimento que depois se tornou horroroso, relatou.
Nachtergaele afirmou ter tido um contato próximo com a realidade da violência provocada pelas drogas ao interpretar Sandro Cenoura no filme “Cidade de Deus”, em 2002, e que essa compreensão da sociedade o motivou a diminuir o consumo.
LEIA TAMBÉM:
● Preta Gil celebra festa do pijama com amigas durante tratamento contra o câncer
● A autora declara preferir “conclusões otimistas”
● Beyoncé demonstrou apoio a Rita Ora após a alegação de que ela é amante de Jay-Z
A compreensão do que está em jogo nesse contexto distancia a pessoa do uso de drogas. Quando se percebe a violência que está envolvida, a pessoa se afasta e se retrai, contou em entrevista à revista Breeza.
Segundo ele, indivíduos que utilizam substâncias proibidas apresentam sempre um envolvimento com a violência, financiando a realidade que ele observou no filme indicado quatro vezes ao Oscar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Elas são todas um pouco fortes para mim, por isso que precisei parar com o álcool. Abusava, e já sou um pouco bêbado, já estou com uma dose de whisky a mais em mim. Desde sempre as impressões do mundo para mim são fortes.
O ator (afirmou ter percebido que uma das razões de seu problema com a substância pode ter sido sua rápida ascensão no mundo da fama.
“Para mim, o sucesso foi violento, rápido, cedo, e eu sofri com isso. Acredito que meu abuso de álcool também teve um pouco a ver, para me ajudar a suportar o que meu ego estava deformando e também para suportar a excitação da sociedade em relação a mim.”
Nachtergaele relatou que a única droga que ainda consome com frequência é o tabaco, mas deseja se livrar do vício, pois seu corpo – agora com 57 anos – já sente os efeitos do uso contínuo.
“Não tenho preconceito com drogas, apenas tenho alguma consciência de como algumas podem causar danos quando usadas em excesso ou até mesmo quando usadas sem excesso. Estou incluindo as psicotrópicas da medicina, os antidepressivos, os ansiolíticos e os emagrecedores”, refletiu.
Nachtergaele, intérprete de Poliana em “Vale Tudo”, afirmou ter permanecido quase dez anos longe das telenovelas, retornando para viver Norberto em “Renascer”, em 2024.
Retomou o teatro com intensidade, após um longo período afastado do cinema. Investiu bastante na retomada do cinema brasileiro e, em determinado momento, voltou para o teatro e não saiu mais. Sempre muito cinema, mas também fez televisão. Atualmente, trabalha em novela, e principalmente na novela das oito, estabelecendo um contato diário com o país, dentro das casas das pessoas.
Veja também: Como Selton Mello e Matheus Nachtergaele dão vida a João Grilo e Chico
Heleninha de “Vale Tudo”: quais fatores podem levar à recaída ao álcool?
Fonte: CNN Brasil