Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Mauro Cid afirma que mensagens não são verdadeiras e deve ser ouvido pelo STF

Mauro Cid afirma que mensagens não são verdadeiras e deve ser ouvido pelo STF

Advogados alegam que existem gravações de conversas em aplicativos.

Por: Redação ZéNewsAi

12/06/2025 20:35

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A defesa do tenente-coronel Mauro Cid, delator na operação da trama golpista, alega que as mensagens divulgadas pela revista VEJA nesta quinta-feira (12) e relacionadas ao militar não são verdadeiras.

A reportagem da revista revela, através de prints de conversas, que Cid teria afirmado o falso durante o depoimento dado na semana no Supremo Tribunal Federal (STF), e infringido a determinação do ministro Alexandre de Moraes de não se comunicar no âmbito do processo.

A defesa de Cid busca, perante o ministro, que sejam tomadas providências para verificar a autenticidade das gravações. A equipe jurídica considera as imagens capturadas como falsificação, ressaltando que Cid não comunica da forma apresentada nas mensagens e que as capturas de tela não indicam data ou horário.

Leia também:

Alckmin e Han Zheng discutem salvaguardas da China sobre carne brasileira!

Alckmin e Han Zheng discutem salvaguardas da China sobre carne brasileira!

Hugo Motta Urge Alinhamento na Câmara: Lula, Bolsonaro e CPI do Banco Master em Jogo!

Hugo Motta Urge Alinhamento na Câmara: Lula, Bolsonaro e CPI do Banco Master em Jogo!

Florianópolis: Adolescentes Indiciados por Maus-Tratos e Morte Trágica de Cão – Orelha!

Florianópolis: Adolescentes Indiciados por Maus-Tratos e Morte Trágica de Cão – Orelha!

No acordo de delação, Mauro Cid solicitou:

A colaboração premiada de Mauro Cid foi homologada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 9 de setembro de 2023. Ao assinar o acordo, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro deixou a prisão. Ele estava preso desde 3 de maio do mesmo ano, após ser alvo de investigações que apuram a inserção de informações falsas nos cartões de vacinação do ex-presidente.

O tenente-coronel incorreu, em duas ocasiões, no risco de perder os benefícios da delegação. Em março de 2024, Mauro Cid ficou sob risco de perder a delegação premiada após áudios vazados em que ele critica Alexandre de Moraes e a Polícia Federal (PF).

Após o depoimento a Moraes em 22 do mês, para explicar o vazamento dos áudios publicados pela revista “Veja”, o militar foi preso novamente. Ele teve um mal súbito e desmaiou na audiência.

Mauro Cid foi libertado em 3 de maio do ano anterior, em razão da decisão do ministro Moraes, que confirmou o acordo de delação premiada.

O ministro mencionou que o ex-ajudante de ordens reiterou a “voluntariedade de cumprimento do acordo” e destacou que os áudios divulgados pela revista Veja “se configuravam como mera ‘confidência’”.

Em novembro de 2024, o ex-ajudante de ordens precisou fornecer novas informações ao juiz após a Polícia Federal identificar inconsistências em suas declarações.

O acordo foi preservado após Mauro Cid fornecer informações sobre a participação do general Walter Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro na eleição de 2022.

O ex-ministro da Casa Civil e da Defesa foi detido em dezembro e permanece em uma unidade do Exército no Rio de Janeiro.

Em novembro do ano anterior, Moraes ordenou o monitoramento das linhas telefônicas e das visitas de Cid, após a PF identificar inconsistências em sua obtenção de benefício.

Diante das contradições levantadas pelo delegado responsável pelo inquérito, Gonet solicitou a prisão preventiva do militar. O procurador-geral declarou a Moraes que ficou comprovado que Cid omitiu informações ou tentou reduzir a importância de situações de grande relevância.

O Moraes determinou, então, que Cid fosse ouvido. O ministro entendeu, contudo, que, até que a nova audiência fosse realizada, para que os esclarecimentos necessários fossem obtidos sem interferência de terceiros, seria preciso monitorar as visitas, os encontros presenciais de Cid e suas linhas telefônicas móveis e fixas.

Após ouvir Mauro Cid em 21 de novembro, Moraes preservou os benefícios do acordo premiante com o tenente-coronel. Moraes considerou que o militar “esclareceu as omissões e contradições” levantadas pela Polícia Federal.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Alexandre de Moraesdelação premiadagravações falsasMauro CidSTF
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Do Micro Ao Macro

E-commerce: Inadimplência em Alta e Estratégias Inovadoras para Fidelizar Clientes em 2026

30/01/2026 11:33 | 2 min de leitura

● Camarote 011 Inova com Copos Reutilizáveis e Combate Resíduos no Carnaval 2026!

30/01/2026 12:16 | 1 min de leitura

● EXAME: Curso Gratuito Revela Segredos para Dominar ChatGPT e Impulsionar sua Carreira!

30/01/2026 10:54 | 2 min de leitura

● HD 137010 b: Novo Planeta Semelhante à Terra Desvencata Segredos da Via Láctea

30/01/2026 11:34 | 2 min de leitura

● Eduardo Bolsonaro e Tarcísio de Freitas fortalecem laços em apoio a Bolsonaro!

30/01/2026 12:21 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!