Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Mauro Cid armazenou em seu aparelho celular documentos que sustentavam o esquema de corrupção

Mauro Cid armazenou em seu aparelho celular documentos que sustentavam o esquema de corrupção

Cid, antigo assessor de ordens de Bolsonaro, recebeu os arquivos após a derrota do ex-presidente em 2022 por meio do aplicativo WhatsApp.

Por: Redação ZéNewsAi

20/05/2025 10:01

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), possuía em seu celular diversos documentos destinados a sustentar um golpe de Estado que assegurasse a permanência do ex-presidente no poder.

Segundo o portal UOL, que teve acesso ao conteúdo do telefone apreendido pela PF (Polícia Federal) em maio de 2023, Cid passou a enviar esses documentos para si mesmo pelo aplicativo WhatsApp após a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022. A grande parte dos 20.000 arquivos, que somam 77 GB, é de natureza apócrifa.

Parte dos textos e das apresentações de slides já havia sido analisada pela PF no inquérito do golpe, como, por exemplo, a “Copa 2022”, documento protegido por senha que calculava os custos de uma ação para monitorar o ministro Alexandre de Moraes. Cid enviou a “Copa 2022” para si em 15 de novembro de 2022.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Outra parte é inédita. Um exemplo é um documento com 112 slides, que seria um “manual de segurança integrada” do Comando de Operações Terrestres do Exército, atribuído à Eceme (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército). A apresentação é de outubro de 2017, mas não tem autoria identificada.

Nela, há uma interpretação do artigo n° 142 da Constituição de que as Forças Armadas poderiam atuar como uma espécie de poder moderador da República, intervindo em caso de comprometimento da ordem pública – interpretação já afastada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A apresentação teria sido guardada por Cid em seu WhatsApp em 16 de novembro de 2022.

De acordo com a reportagem, o tenente-coronel também manteve, além da apresentação, um artigo, redigido por militares da Eceme, com temática parecida.

O tenente-coronel detinha também outras versões do plano golpista. Uma delas, a primeira a ser vista no celular de Cid em 6 de novembro de 2022, seria encaminhada ao Ministério da Defesa, com alegações falsas sobre fraudes nas urnas eletrônicas. O documento, de caráter apócrifo, indicava, no rodapé, que a intenção era que fosse assinado por um partido político.

Cid havia preservado um texto, elaborado por um militar, que continha as opiniões do advogado Ives Gandra acerca da viabilidade de uma intervenção militar nos órgãos do governo republicano.

A defesa de Mauro Cid, procurada pelo UOL, não se manifestou sobre os diás, alegando não ter acesso ao material. Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal enviasse as provas da investigação do golpe às defesas dos réus.

Em 11 de abril, Moraes instaurou a ação penal (AP 2668) contra Cid, Bolsonaro e outros cinco réus do núcleo 1, que é considerado “crucial” para a tentativa de golpe de Estado em 2022.

Os delitos pelos quais se procede e suas devidas sanções.

Na sua defesa prévia, os advogados de Cid solicitam sua absolvição sumária, afirmando que o ajudante de ordens era um “simples porta-voz” de Bolsonaro. O militar foi o primeiro a apresentar a defesa devido a um acordo de delação premiada com a PF.

.

Fonte: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
investigação do golpeMauro CidPolícia FederalWhatsApp
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Mundo

Mercosul Acelera Reuniões Após França Bloqueia Acordo UE e US$ 11 Bilhões em Jogo!

19/12/2025 10:44 | 1 min de leitura

● Bitcoin em Xeque: Mercado Cripto Cai e Investidores Mantêm Cautela em 2025

19/12/2025 10:42 | 2 min de leitura

● Deputado Federal Alvo de Busca com R$ 400 Mil em Espécie – Operação Revela Esquema de Desvio!

19/12/2025 9:18 | 2 min de leitura

● Novo ciclo na Câmara: Bolsonaro e Ramagem têm substitutos após decisão do STF!

19/12/2025 11:44 | 2 min de leitura

● Roubo de Obras em São Paulo: Segundo Suspeito Detido e Busca por Terceiro!

19/12/2025 10:45 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!