Mauro Vieira se desloca para os EUA para discutir o conflito Israel-Hamas
O ministro não teve contato direto com Marco Rubio; pretende tentar, porém não há garantia de que será recebido.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chegou neste domingo (28.jul.2025) aos Estados Unidos. Ele participará de uma cúpula da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York para discutir uma solução de dois Estados no conflito entre Israel e Hamas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A viagem ao país ocorre na semana em que entrarão em vigor as tarifas de 50% impostas pelo governo do presidente Donald Trump (Partido Republicano) sobre produtos brasileiros. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem conseguido avançar nas negociações.
Não há perspectiva de que Vieira vá a Washington e se encontre com algum integrante da administração Trump para discutir as taxas. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.
LEIA TAMBÉM:
● Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China
● Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho
● Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
O governo Lula manterá a insistência em dialogar com os norte-americanos e já enviou mensagens a autoridades da Casa Branca.
Vieira permanecerá nos Estados Unidos até a próxima terça-feira (29.jul). Ainda não recebeu sinalização do governo Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump solicitou, ao anunciar, o encerramento do processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), principal opositor de Lula, no STF (Supremo Tribunal Federal) por acusação de tentativa de golpe.
A nota divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços neste domingo (27.jul.2025) afirma que “continua e seguirá aberto” para negociar a tarifação, mas que a soberania do Brasil e o Estado democrático de Direito são “inegociáveis”.
Em 28 de maio, Mauro Vieira afirmou em audiência na Câmara dos Deputados que não manteve contato com Marco Rubio desde que o republicano assumiu o Departamento de Estado dos Estados Unidos, em janeiro de 2025. Os cargos de Vieira e Rubio são equivalentes.
Vieira declarou ter encaminhado uma carta ao então senador, na ocasião em que este foi indicado ao cargo pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano), oferecendo-se disponível ao homólogo norte-americano.
Fonte por: Poder 360