MBRF Apresenta Queda no Lucro, Mas Crescimento em Vendas e Novas Exportações
MBRF registra queda no lucro, mas destaca crescimento nas vendas. A gigante do agronegócio, resultante da fusão entre Marfrig e BRF, teve lucro líquido de R$ 94 milhões no 3º trimestre. A empresa aponta para aumento no volume de vendas (2,1 milhões de toneladas)
Lucro da MBRF Queda em Terceiro Trimestre, Mas Empresa Destaca Crescimento em Volume Vendido
A MBRF, resultado da fusão entre Marfrig e BRF, anunciou um lucro líquido de R$ 94 milhões no terceiro trimestre, um recuo de 62% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A queda significativa foi atribuída principalmente à performance da BRF, que herdou ativos de processamento de frangos e suínos.
Segundo o vice-presidente de Finanças da empresa, José Ignácio Scoseria Rey, o principal fator que impactou a queda foi a performance operacional da BRF.
Apesar do resultado negativo, a empresa destacou um crescimento expressivo no volume de vendas, atingindo 2,1 milhões de toneladas, um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado pela “excelência operacional e execução comercial”, conforme ressaltou o diretor presidente, Miguel Gularte.
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Operações em Diversos Mercados
A MBRF opera em diferentes mercados, incluindo a América do Norte, onde enfrenta desafios devido à baixa oferta de gado, e a América do Sul, onde o volume de vendas cresceu 4,9%. A China, principal mercado da empresa, só reabriu as exportações em novembro, devido às restrições impostas pela gripe aviária.
Desafios e Resultados Operacionais
O Custo do Produto Vendido da empresa apresentou um aumento de 9,1% devido ao aumento do volume de vendas e dos custos com grãos e óleos. A margem Ebitda ajustada da MBRF também sofreu uma queda de 8,6% devido à compressão no Ebitda da BRF, causada pelas restrições de exportação impostas pela gripe aviária.
Novas Habilitações e Crescimento da Base de Clientes
Apesar das dificuldades, a MBRF conquistou 16 novas habilitações para exportação no trimestre, totalizando 214 desde 2022. A empresa também registrou um crescimento de 5% na base de clientes, atingindo 340 mil no período. A BRF, em particular, impulsionou o volume de vendas de processados, com melhorias no nível de serviço logístico.
Aumento da Dívida e Alavancagem
A dívida líquida da MBRF aumentou 10% em relação ao trimestre anterior, devido ao aumento da participação no capital da BRF e ao pagamento do direito de recesso no processo de incorporação. A alavancagem da empresa, medida pela relação dívida/Ebitda, também subiu para 3,31 vezes, indicando um aumento no endividamento.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
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