McMurtry Spéirling possui tecnologia para se locomover de cabeça para baixo
O nome do carro significa “tempestade”, em irlandês.

McMurtry Spéirling ofereceu um espetáculo ao demonstrar sua capacidade de permanecer em posição invertida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A imagem sugere uma cena de filme de ficção, porém se trata de uma realidade. O McMurtry Spéirling é um hipercarro elétrico, com assento individual e um sistema que o permite realizar tal feito.
É possível?
A empresa afirma que veículos de alto desempenho, como os utilizados na Fórmula 1, poderiam, em teoria, ser conduzidos com a cabine voltada para baixo devido à força descendente que produzem em altas velocidades. Essa hipótese, contudo, nunca foi comprovada.
Leia também:

Fusca de Mujica já recebeu oferta milionária e poderia estar no Brasil

Renault 4 E-Tech é apresentado no Salão de Paris; apresentamos o modelo

Desgaste irregular do pneu: como identificar e o momento ideal para a substituição por segurança
O Spéirling, munido do sistema Downeyforce-on-Demand da McMurtry, consegue acelerar, frear e realizar curvas com aderência notavelmente superior a outros hipercarros.
A fabricante desenvolveu um vácuo que, na prática, sustenta o hipercarro de cabeça para baixo, superando a força da gravidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A McMurtry adverte que outros hipercarros e carros de corrida também podem gerar força descendente em altas velocidades através de superfícies aerodinâmicas. O diferencial do Spécirling é que ele consegue permanecer estável, mesmo parado de cabeça para baixo.
Hipercarro
A startup britânica McMurtry Automotive desenvolveu o modelo Spéirling, que significa “tempestade” em irlandês (língua do fundador, David McMurtry). Apesar da apresentação impactante, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 1,5 segundos.
A empresa almeja produzir 100 unidades com entregas previstas para 2026. Contudo, são necessárias melhorias, incluindo a inclusão de uma bateria de maior capacidade.
“De Volta para o Futuro”: carro do filme, DeLorean DMC, recebe versão elétrica; confira.
Fonte: CNN Brasil