Manter o cérebro saudável é fundamental para envelhecer com qualidade e autonomia. À medida que os anos passam, a preservação das funções cognitivas se torna essencial para manter a independência, tomar decisões com clareza e desfrutar da vida de forma plena.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A saúde do cérebro vai além de evitar doenças, é preciso garantir autonomia, memória e clareza mental em todas as fases da vida, explica Elodia Ávila, especialista em neurociências e cirurgia plástica.
A médica afirma que a ciência tem avançado na compreensão dos mecanismos do envelhecimento cerebral, possibilitando estratégias mais eficazes para preservar a função neurológica ao longo do tempo.
Com o envelhecimento, o cérebro sofre alterações naturais, incluindo a redução do volume cerebral, principalmente no hipocampo, região responsável pela memória e pelo aprendizado. Há também uma diminuição na velocidade de processamento de informações, assim como mudanças no córtex pré-frontal, que afeta o planejamento, a atenção e a tomada de decisões.
LEIA TAMBÉM!
Continue lendo no site NSC Total, parceiro do Metrópoles.
Fonte: Metrópoles
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE