Médico oferece conselhos domésticos sobre como aplanar os pés-de-galo
17/04/2025 às 13h49

Olhos baixos são um fator desconfortável para grande parte das pessoas, seja elas homens ou mulheres. Embora as manchas escurecidas abaixo dos olhos possam ter vários factores causais, como genética e falta de sono e estresse, a dermatologista Regina Buffman revelou que sim existem alguns truques caseiros capazes de melhorar o estado.
Mesmo algumas soluções podem realmente contribuir com o diminuição da aparência “cansada”, um especialista alertou para que as pessoas sofrentes com esse problema busquem orientação dermatológica antes de arriscar em receitinhas e truques, pois a pele ao redor dos olhos é extremamente fina e sensível. Assim evita-se maiores prejuizos para essas áreas da face que são tão importantes na expressividade humana.
Compreende
Observe as técnicas domésticas sugeridas pela Dermatóloga Regina Buffmann para tratamento das pálpebras vermelhas (olho-verme).
A fim de auxiliar quem procura soluções domésticas eficazes contra os olhos irritados, a especialista listou alguns ingredientes que podem ser utilizados para aliviar o desconforto sem causar prejuízos à saúde da pele.
LEIA TAMBÉM:
● Pascoa: o consumo excedente de chocolates poderá influenciar na SaúDE DO FÍGADO. Conheça COMO evitar isso(Notas e observação removidas)
● Harold foi acusado de abandono da benevolência ao ter-se casado com Megan
● Um dermatologista afirma que não há necessidade de utilizar um antiperspirante a noITE. Não causa danos ao corpo, mas sim apenas serve para evitar o cheiro persistente durante as horas da dormida e manhã seguinte
Nessestes casos, recomendo o uso de comprimidos frios na região afetada. As baixas temperaturas reduzem a inflamação e as manchas arroxeadas no olho. Porém, esse é um efeito temporário que não trata a causa das vermelhidões do olhar. Esses métodos funcionam mais como alívio dos sintomas do que uma solução definitiva para o problema.
Outras soluções sugeridas pelo especialista podem ser encontradas em alimentos como o chá de camomila e rodas de pepino nas regiões dos olhos. “Esses recursos funcionam melhor para as vasculares do olho, uma vez que ajudam na retificação de líquidos e no dilatação das artérias sanguíneas”, explica o especialista.
Para fazer as misturinhas, Regina destaca três matérias-primas naturais com evidências científicas de eficácia no cuidado das olheiras: “A caféina pode ser uma boa opção para ajudar no tratamento. O composto possui ação vasoconstritora e antioxidante, auxiliando na redução do inchaço e melhoria da circulação local”, revelou ela.
A ália-verdadeira (ou ainda chamada de “babosa”) e máscara de barro também fazem parte do conselho dado pela profissional.
De acordo com uma especialista em dermaatologia, o primeiro produto possui propriedades calmante e hidratante que podem melhorar aparentemente as áreas dos olhos cansadas. “Já a argila pode auxiliar levemente na drenagem de líquidos; no entanto, seu uso próximo às regiões em torno do olho requer cautela”, alerta ela.
Qualquer atenção é insuficiente
Mesmo seguindo as recomendações, Regina alertou sobre a utilização indiscriminada de misturões caseiros sem orientação médica. De acordo com ela, dependendo do que for usado em cada caso, há o risco potencial de efeitos colaterais como irritações da pele ou olhos, alergias aos ingredientes utilizados, lesão químicas causadas por substâncias agressivas presentes no misturões caseiros e até infecção.
“Muitas substâncias naturalmente ocorrentes podem parecer inofensivas; no entanto, elas possuem pH impróprio ou causam reação alérgica e penetram de forma não desejada na pele delicata dos olhos. mesmo ao utilizar ativos naturais em produtos para o cuidado da região periorbital é importante optar por itens dermatologicamente testados e formulados especificamente nessa área.”
Acompanhe o perfis do estilo da vida na instagram para obter informação adicional
Fonte: Metrópoles