Membro da Opus Dei assiste à celebração da missa de tomada de posse do Papa Francisco

Irmã superior da Opus Dei participa de celebração na Basílica de São Pedro.

18/05/2025 11h21

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Uma brasileira participou, neste domingo (18.mai.2025), da missa que inaugurou oficialmente o pontificado de Leão 14. após a homilia, na qual o papa exaltou a unidade da Igreja e criticou o paradigma econômico baseado na exploração, Fernanda Zaidan Lopes, 39 anos, realizou a leitura de um trecho, em português:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Que Deus, Todo-Poderoso, continue a sua fidelidade a todos, pastores e fiéis, para que vivam a obediência incondicional ao Evangelho.

A participação da brasiliense aconteceu durante a oração universal, momento tradicional da celebração. Outros trechos da oração foram lidos por representantes em francês, em polonês e em árabe.

LEIA TAMBÉM:

Ouça a leitura de Fernanda Zaidan Lopes (31s):

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde 2020, Lopes é diretora central da Opus Dei (Obra de Deus), prelazia da Igreja Católica fundada em 1928 por um sacerdote espanhol.

A atuação da presidência em vários países é alvo de críticas frequentes, devido ao seu caráter conservador e por sua natureza discreta. A brasiliense também atuou, de 2010 a 2020, como diretora regional da organização.

Observe imagens da missa de lançamento do papado de Leão XIV.

Lopes, formada em química pela UnB, relatou ter se transferido para Roma para fazer parte da assessoria central da organização, uma equipe de sete pessoas responsável pela organização das celebrações do centenário da “Obra”, com previsão de ocorrerem em 2028.

A partir do comitê, esperamos poder contar com a intervenção muito ativa dos jovens. Também me sinto especialmente interpelada, pois aqueles que chegamos à Obra no 3º milênio, reconhecemos nossa protagonismo neste momento histórico.

Geraldo Alckmin, que representou o governo brasileiro na cerimônia de inauguração do pontificado de Leão 14 no Vaticano, negou, em diversas ocasiões, sua ligação com a Opus Dei. O vice-presidente, católico, afirmou não pertencer a essa corrente mais conservadora da doutrina.

.

Fonte: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.