Mendonça vota contra a derrubada da lei que impedia o corte de água e luz por atrasos de até 60 dias no Tocantins

A sessão julgamento será realizada no plenário virtual do STF e concluirá-se na sexta-feira, 23.

16/05/2025 20h35

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça votou, na sexta-feira 16, pelo arquivamento de uma lei do Tocantins que proibía o corte no fornecimento de água e de energia elétrica por atraso de pagamento inferior a 60 dias. Ele deferiu uma ação da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento contra a norma, de 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O julgamento se realizará no plenário virtual da Corte e concluirá na próxima sexta-feira, 23.

A eletricidade, ressaltou o relator, é assunto de competência do governo federal, o que tornaria a lei do Tocantins inconstitucional. Quanto à água, acrescentou, o STF considera que o interesse principal é local — dos municípios.

LEIA TAMBÉM:

Verifica-se, destarte, uma lei estadual que regulamentou especificamente assuntos referentes ao abastecimento de energia elétrica e água, matérias que, como se observa, são de competência da União e dos municípios, respectivamente.

A Assembleia Legislativa do Tocantins sustentou, no Supremo Tribunal Federal, a validade da lei, alegando que a jurisprudência permite a constitucionalidade de normas locais que versam sobre matéria relacionada ao direito do consumidor, inclusive questões referentes a serviços essenciais prestados à população. O governo do estado também defendeu a rejeição da ação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República, por sua vez, indicaram admitir a demanda da associação de empresas de saneamento.

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.