Ciência e Espaço

Menor nó do mundo foi criado por cientistas usando 54 átomos


Menor nó do mundo foi criado por cientistas usando 54 átomos
(Foto Reprodução da Internet)

Uma equipe de físicos da China anunciou um feito incrível: a criação do menor nó já registrado. Eles conseguiram fazer um nó de “trevo” utilizando apenas 54 átomos. Esse tipo de nó não tem pontas soltas, pois as extremidades dos átomos são unidas para formar um laço.

Um estudo publicado na revista científica Nature Communications conta a história de um acidente inusitado ocorrido nos laboratórios de cientistas chineses e canadenses. Enquanto tentavam criar acetiletos metálicos, um dos objetivos do estudo, eles acabaram criando o menor nó do mundo. O acontecimento foi bastante surpreendente.

Continua depois da publicidade

A equipe inicialmente planejava criar um composto químico chamado alquino e usá-lo como meio de reação em diversos processos orgânicos. No entanto, o experimento teve um resultado inesperado.

Os pesquisadores explicam que estavam tentando conectar estruturas de carbono a acetilídeos de ouro para criar uma cadeira simples de ouro, conhecida como catetano.Fonte:  Nature Communications

Continua depois da publicidade

Durante um experimento de laboratório, algo inesperado aconteceu: foi criado o menor nó do mundo, composto por 54 átomos e com uma aparência similar ao de um pretzel. Os cientistas afirmam que os nós em forma de trevo têm uma grande importância na teoria dos nós e são estudados em diversos campos, como física e química.

No estudo, os cientistas relatam que os nós moleculares são importantes para a estrutura e função das proteínas, além de poderem ser úteis em materiais moleculares. No entanto, a síntese desses nós apresenta desafios. O interesse por nós em diversas áreas científicas tem aumentado devido à sua beleza e utilidade. Isso inclui disciplinas como matemática, física, biologia e química.

Menor ponto do mundo

Em 2020, cientistas chineses conseguiram criar o menor nó do mundo até então, composto por 69 átomos. Ao contrário de um estudo recente, os pesquisadores criaram intencionalmente a estrutura, utilizando técnicas para entrelaçar os nós. No entanto, o novo recorde foi alcançado acidentalmente e os físicos desconhecem como o nó foi criado e se é possível criar um ainda menor.

O menor nó do mundo tem a estrutura semelhante a de um pão pretzel.

A pesquisa explica que a área de nós é muito importante para a ciência, afinal, estruturas como RNA, DNA e várias outras proteínas são formadas por nós microscópicos. Dessa forma, eles esperam encontrar mais respostas sobre como os nós, surgem na natureza.

O trevo Au6 é o menor nó molecular já observado e também o mais apertado. Ele contém apenas 54 átomos na sua estrutura principal. Isso significa que sua densidade de cruzamento é de 18. Estudos recentes mostraram que a apertabilidade do nó está relacionada com propriedades úteis. Por isso, esse trabalho servirá de incentivo para a busca de estruturas semelhantes, mas talvez mais fortes, através de um processo chamado auto-montagem.

Gostou do conteúdo? Fique sempre atualizado com os estudos mais recentes sobre física e química aqui no TecMundo. Se quiser, aproveite para descobrir o que é momento eureka da ‘superquímica quântica’.


🔥 Recomendado para voçê 🔥