Mercado europeu avança com redução da atuação dos EUA no Oriente Médio

Apesar dos ganhos modestos de sexta-feira, as ações europeias apresentaram uma segunda semana seguida de declínio.

20/06/2025 16:37

1 min de leitura

Mercado europeu avança com redução da atuação dos EUA no Oriente Médio
(Imagem de reprodução da internet).

As ações europeias interromperam uma série de três dias de perdas e fecharam em alta nesta sexta-feira (20), com o nervosismo dos investidores diminuindo após a interrupção do envolvimento dos Estados Unidos nas tensões no Oriente Médio.

O índice pan-europeu STOXX 600 encerrou o dia com alta de 0,1%.

À medida que o conflito aéreo entre Israel e Irã entrava em sua segunda semana, as autoridades europeias se esforçavam para retornar Teerã às negociações diplomáticas, com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, chegando a Genebra para discussões.

Leia também:

A Casa Branca indicou que o presidente Donald Trump decidirá em até duas semanas se os Estados Unidos darão apoio a Israel no conflito em curso, medida que fortaleceu o sentimento do mercado e despertou novamente interesse por ativos de risco, que haviam sido afetados anteriormente na semana devido à incerteza sobre a duração do conflito.

A despeito dos ganhos modestos de sexta-feira, as ações europeias apresentaram uma segunda semana seguida de perdas, devido à persistente preocupação dos investidores com as potenciais implicações globais do cenário de instabilidade no Oriente Médio.

A incerteza em relação ao conflito implica o risco de os preços da energia serem mais elevados, afirmou Franziska Palmas, economista sênior para a Europa da Capital Economics.

Ela afirmou que os preços mais elevados da energia podem levar o Banco Central Europeu a manter as taxas de juros em seu nível atual em vez de reduzi-las ainda mais.

As ações de viagens e lazer aumentaram quase 1%, impulsionadas por um ganho de 6,5% na maior operadora de viagens da Europa, a TUI, após o Barclays elevar a ação de “underweight” para “overweight”.

Os papéis do setor de energia apresentaram uma queda de 0,6% em decorrência da redução nos preços do petróleo, ainda que o setor tenha sido um dos maiores ganhadores da semana devido às tensões no Oriente Médio, que haviam anteriormente impulsionado os preços do petróleo.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)